Lições de Coisas na Instrução Pública do Estado de São Paulo: Saberes Aritméticos e Geométricos em Periódicos Educacionais
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2018v11n1p27-33Resumo
Este texto discute como foram interpretadas, para o ensino de saberes aritméticos e geométricos, orientações oferecidas pelo método intuitivo
para a escola primária paulista, entre o final do século XIX e início do século XX, detendo-se particularmente em revistas pedagógicas veiculadas no estado de São Paulo, que circularam após a publicação da obra Primary object lessons de autoria de Norman Allison Calkins, traduzida por Rui Barbosa, em 1886, sob o título “Primeiras lições de coisas”. Busca-se compreender como os pressupostos pedagógicos do ensino intuitivo figuraram em discursos veiculados em periódicos educacionais paulistas que circularam no referido período no que tange à aritmética e geometria do ensino primário. Tomam-se como fontes de pesquisa revistas pedagógicas constantes no repositório de conteúdo digital da Universidade Federal de Santa Catarina e se considera como fundamentação teórica e metodológica as ideias de Catani e Nóvoa sobre a importância da imprensa pedagógica para estudos históricos da Educação. Os resultados indicaram que em diversas revistas paulistas daquela época circularam estratégias diferenciadas para auxiliar os professores a colocarem em prática o método intuitivo. Por meio deste estudo espera-se melhor compreender os mecanismos pelos quais foram se instituindo sentidos para os saberes de aritmética e de geometria na escola primária, na perspectiva do ensino intuitivo e das lições de coisas.
Palavras-chave: Instrução Primária. Ensino Intuitivo. Revistas Pedagógicas.
Abstract
This text discusses how the orientations offered by the intuitive method for the primary school in the state of São Paulo were interpreted for the teaching of arithmetic and geometric knowledge between the late nineteenth and early twentieth centuries, particularly in pedagogical journals published in the same state. These journals circulated after the publication of Norman Allison Calkins called Primary Object Lessons,
which was translated by Rui Barbosa, in 1886, under the title “First lessons of things”. This text seeks to understand how the pedagogical
presuppositions of the intuitive teaching appeared in discourses onveyed in educational periodicals of São Paulo that circulated in the
referred period when it comes to the arithmetic and geometry of the primary education. As research sources, pedagogical journals from the
digital content repository of the Federal University of Santa Catarina were used, and also the ideas of Catani and Nóvoa on the importance of
the pedagogical press for historical studies of education are considered as theoretical and methodological foundations. The results indicated
that, during that time, several journals from São Paulo published different strategies to help teachers put into practice the intuitive method. Through this study it is expected to better understand the mechanisms by which meanings have been established for the arithmetic and geometry knowledge in primary school, from the perspective of intuitive teaching and the lessons of things.
Keywords: Primary Education. Intuitive Teaching. Pedagogical Journals.