Utilizando Tecnologias Digitais no Design de Problemas Matemáticos: Considerações sobre o Processo Formativo Inicial de Professores de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2017v10n3p164-176Resumo
Neste artigo apresenta-se o recorte de uma investigação realizada em um Curso de Extensão, em que três licenciandas realizaram o Design de fum problema matemático com o uso de Tecnologias Digitais, com o propósito de que esse problema fosse proposto e resolvido por um grupo de alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. Para realizá-lo, as licenciandas tomaram decisões, escolheram as Tecnologias Digitais que seriam utilizadas no Design do problema, trocaram ideias com um outro grupo de licenciandos participantes do Curso e com a pesquisadora e planejaram a prática pedagógica em que o problema seria proposto, determinando os objetivos de ensino e aprendizagem e os procedimentos que seriam adotados para atingi-los. As ações desenvolvidas contribuíram para a formação das licenciandas, visto que tiveram a oportunidade de experienciar os papéis de designers de problemas e de professoras e puderam discutir, investigar e refletir sobre essas práticas, o que potencializou a produção de conhecimentos, no que se refere a aspectos matemáticos, metodológicos, tecnológicos e da abordagem de temas de relevância social.
Palavras-chave: Formação Inicial de Professores de Matemática. Design de Problemas. Resolução de Problemas. Tecnologias Digitais.
Abstract
In this article we present an investigation carried out in an Extension Course, where three licensees carried out the Design of a mathematical problem with the use of Digital Technologies, in order that this problem could be proposed and solved by a group of students of a 9th grade of elementary school. To do this, the licenciandas took decisions, chose the Digital Technologies that would be used in the Design of the problem, they exchanged ideas with another group of graduates participating in the Course and with the researcher and they planned the pedagogical practice in which the problem would be proposed, determining the objectives of teaching and learning and the procedures that would be adopted to reach them. The actions developed contributed to the training of the graduates, since they had the opportunity to experience the roles of problem designers and teachers and were able to discuss, investigate and reflect on these practices, which potentiated the production of knowledge regarding the mathematical, methodological, technological aspects and approach to socially relevant topics.
Keywords: Initial Training of Math Teachers. Design Problems. Problem Solving. Digital Technologies.