Ensino e Aprendizagem em Matemática para Estudantes Cegos: Pesquisas, Resultados e Perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2017v10n1p15-22Resumo
Apresentamos, neste estudo, um levantamento de pesquisas de ensino e aprendizagem em matemática para estudantes cegos. Tomamos como material de análise, por suas relevâncias no âmbito da Educação Matemática, seis fontes de referência: todos os anais do ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática) e do SIPEM (Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática); banco de tese da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e; bancos de tese das universidades UNICAMP, UNESP e PUC/SP. Alguns dos resultados obtidos com tal levantamento indicaram-nos um número expressivo de trabalhos voltados à análise de materiais didáticos, ênfase na criação de estratégias para o ensino de conceitos de Geometria, assim como de conteúdos relacionados ao Ensino Fundamental. Esta pesquisa, além de informar sobre estudos dessa temática importante no domínio da educação inclusiva no ensino regular e proporcionar uma reflexão em relação às perspectivas da área, pretende subsidiar estudos voltados à compreensão dos processos de ensino e de aprendizagem de matemática por estudantes cegos.
Palavras-chave: Estado da Arte. Ensino e Aprendizagem de Matemática. Estudantes Cegos.
Abstract
In this study we conducted a survey research on teaching and learning mathematics to blind students. The material for the analysis was selected from six reference sources based on their relevance to the context of Mathematics Education: all the annals of ENEM (National Meeting of Mathematics Education) and SIPEM (International Seminar for Research in Mathematics Education); theses database of CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) and theses database of the universities: UNICAMP, UNESP and PUC/ SP. Some of the results obtained from this survey showed us a significant number of studies related to the analysis of teaching materials, the emphasis on creating strategies for teaching Geometry concepts, as well as to the content related to Primary Education. This research, in addition to reporting the studies of this important issue in the field of inclusive education in general education and providing a reflection about the prospects of the area, intends to support studies aimed at understanding the difficulties of teaching and learning mathematics by the blind student.
Keywords: State of the Art. Teaching and Learning Mathematics. Blind Student.