A Influência dos Afetos no Desempenho de Estudantes do 6º Ano em Atividades de Cálculo Mental Envolvendo Adição e Subtração
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2016v9n2p%25pResumo
Este estudo traz um recorte de pesquisa de mestrado que investigou estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 6º ano do ensino fundamental ao resolver cálculos de adição e subtração. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo estudo de caso. O trabalho de campo foi realizado em uma turma de 6º ano de uma escola da rede de ensino estadual do Espírito Santo. Trabalhamos com os alunos uma atividade diagnóstica composta por quatro sequências de cálculos mentais divididas em: adição e subtração com parcela e resultado menor ou igual a 5, adição e subtração com parcelas e resultado menor ou igual a 10, adição e subtração com parcelas e resultado menor ou igual a 20 e adição e subtração com parcelas e resultado menor ou igual a 100. Neste texto são apresentadas e analisadas as estratégias de cálculo mental de dois estudantes e a influência dos afetos em seus desempenhos. Constatamos que a ansiedade e a tensão diante de atividades não rotineiras de cálculo mental influenciaram na escolha das estratégias utilizadas pelos estudantes. Portanto, estratégias de cálculo mental precisam ser diretamente ensinadas a fim de familiarizar os estudantes com esse tipo de atividade.
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