Etnomatemática e Regularização Fundiária Um Modo de Ensinar e Aprender Diferentes Matemáticas.
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2016v9n2p%25pResumo
Este artigo apresenta um dos resultados de uma dissertação, que teve como objetivo central examinar, a partir de uma prática pedagógica investigativa, junto a um grupo de alunos do Ensino Médio Politécnico, aspectos referentes à regularização fundiária no município de Fazenda Vilanova, na região do Vale do Taquari, RS. A investigação, de cunho qualitativo, teve como sujeitos de pesquisa um grupo de dezenove alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do Município. O material de pesquisa consistiu de gravações em áudio e vídeo, posteriormente transcritas, fotografias, registros escritos elaborados pelos discentes, anotações e observações da professora mestranda durante o trabalho desenvolvido. O referencial teórico esteve em consonância com o campo da etnomatemática, na perspectiva de Knijnik et al. (2012). A análise efetivada sobre o material de pesquisa aponta que os jogos de linguagem emergentes da temática regularização fundiária apresentaram semelhanças de famílias com aqueles usualmente presentes na matemática escolar. Tal resultado aponta para a produtividade da perspectiva da etnomatemática para a emergência de outros modos de ensinar e aprender matemáticas.
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