A Contextualização do Conhecimento Matemático nas Edições da Terceira Aritmética da Série Ordem e Progresso e da Série Concórdia
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2016v9n2p%25pResumo
O artigo discute a contextualização do conhecimento matemático na Terceira Arithmetica da série Ordem e Progresso e na Terceira Aritmética da série Concórdia, editadas pela Igreja Luterana do Brasil, para as escolas paroquiais do Rio Grande do Sul, na primeira metade do século XX. Em 1900, o Sínodo de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou sua missão nas colônias alemãs gaúchas, fundando congregações religiosas e escolas paroquiais. Fundamentando-se na história cultural e na análise de conteúdo, as duas edições da Terceira Aritmética, foram analisadas. Verificou-se que as mesmas contextualizam o conhecimento matemático com produções e atividades agrícolas, operações comerciais, documentos fiscais e de dívidas, profissões, deslocamentos ferroviários, geometria prática, prática religiosa luterana, educação ambiental, geografia, história e ciências da natureza.
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