Pdf 55-72 Maria do Carmo Domite: da Pluralidade de Vozes aos Movimentos pela Etnomatemática

Autores

  • Cristiane Coppe de Oliveira Universidade Federal de Uberlandia - UFU
  • Maria Cecilia Fantinato UFF

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2016v9n3p73-93

Resumo

Este artigo pretende evidenciar a trajetória acadêmico-profissional da educadora matemática Maria do Carmo Santos Domite (1948-2015), evidenciando as principais contribuições que teceu ao longo de sua vida para a Educação Matemática e em especial para o campo da Etnomatemática. As ações de pesquisa e movimentos constantes serão apresentados por meio dos contatos com diversos pesquisadores em diversas instituições nacionais e no exterior, bem como vertentes que foram se estabelecendo nos projetos internos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (GEPEm/FEUSP), do qual foi coordenadora até o ano de seu falecimento. Também apresentaremos um ensaio da genealogia do grupo em algumas regiões do Brasil, com o intuito de evidenciar o caráter da formação de pesquisadores, traçado por Maria do Carmo Domite. Esperamos com este artigo, além de apresentar a carreira e um pouco da história de vida da professora e educadora Maria do Carmo Domite, disseminar a importância de suas ações para o desenvolvimento e reconhecimento da Etnomatemática como campo de investigação no Brasil e no exterior, inaugurando múltiplas vertentes e interfaces.

Biografia do Autor

Cristiane Coppe de Oliveira, Universidade Federal de Uberlandia - UFU

Profa. Dra Cristiane Coppe de Oliveira

Coordenadora do GT 5 - História da Matemática e Cultura da SBEM

Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Programa de Pós-Graduacão em Ensino de Ciências e Matemática da UFU

Orienta Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP

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Publicado

2017-03-02

Como Citar

Coppe de Oliveira, C., & Fantinato, M. C. (2017). Pdf 55-72 Maria do Carmo Domite: da Pluralidade de Vozes aos Movimentos pela Etnomatemática. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 9(3), 73–93. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2016v9n3p73-93

Edição

Seção

Artigos