O Conceito de Proporcionalidade Direta de Alunos Brasileiros de 14-16 Anos na Perspectiva dos Três Mundos da Matemática
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2016v9n1p30-64Resumo
Teve-se por objetivo investigar as Definições de Conceito e as Imagens de Conceito de proporcionalidade direta de um grupo de alunos brasileiros do último ano do Ensino Médio (16-17 anos de idade) de uma escola pública do Estado de São Paulo. Escolheu-se os Três Mundos da Matemática para elaborar e analisar as questões do diagnóstico e buscou-se respostas para duas questões: Qual a definição de conceito de proporcionalidade direta de alunos do Ensino Médio? Com que características, entre formais, simbólicas e corporificadas, trabalham questionamentos que envolvem a proporcionalidade direta? Verificou-se que as Definições de Conceito e as resoluções dadas aos problemas propostos têm essencialmente características corporificadas; não apresentam características simbólicas; poucos explicitam características formais. Conclui-se que esses sujeitos não transitaram pelos Três Mundos da Matemática e nem desenvolveram o pensamento proporcional.
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