Professor que Ensina Matemática nos Anos Iniciais: Re-Tratando seu Acontecer Histórico

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DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2016v9n1p86-114

Resumo

Neste artigo expomos compreensões sobre marcas que permanecem constituindo os modos de ser do professor que ensina matemática nos anos iniciais, possibilitadas pelo estudo da legislação que trata da educação brasileira. Buscamos por indícios da profissão no texto legal, antes da institucionalização oficial do professor como profissional até os dias atuais, tomando por contexto de análise o vivido na atualidade no estado do Paraná, mais especificamente na Cidade de Curitiba. Ao re-tratarmos tais leis, voltando-nos ao objetivamente dado, articulamos o discurso legal ao da literatura com a intenção de revelar um perfil do ser professor dos anos iniciais. Com esse estudo foi possível conhecer raízes da profissão docente que permanecem nos modos como esse profissional é reconhecido na sociedade. Nossa herança é a tradição maternal do ensino dos anos iniciais e do professor que ali atua como quem ensina, sem status profissional.

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Publicado

2016-07-06

Como Citar

Orlovski, N., & Mocrosky, L. F. (2016). Professor que Ensina Matemática nos Anos Iniciais: Re-Tratando seu Acontecer Histórico. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 9(1), 86–114. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2016v9n1p86-114

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Artigos