Contribuições Freireanas no Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: da Proposta À Prática dos Professores
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2016v9n1p151-183Resumo
Este artigo discute as contribuições dos estudos de Paulo Freire no ensino de Matemática para a Educação de Jovens e Adultos, e tem como objetivo analisar e descrever como, e em quais situações os pressupostos freireanos presentes na Proposta Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (2007) da rede municipal de Vitória da Conquista – BA influenciam a prática pedagógica de professores que lecionam Matemática. Consiste numa investigação com abordagem qualitativa e para a produção do material empírico foram analisadas: a proposta pedagógica, a observação da prática de quatro professores que lecionam Matemática na Educação de Jovens e Adultos e o grupo focal. A análise da proposta revelou que os pressupostos freireanos estão compreendidos como: dialogicidade, problematização, temáticas significativas e leitura de mundo. As aulas observadas foram organizadas com uma temática significativa, que se inicia no campo da oralidade, da mobilização dos conhecimentos anteriores dos alunos, na leitura e reflexão da realidade e na tendência de aproximação no estudo dos conteúdos de Matemática. Nos encontros do grupo focal, ficou evidente que tal proposta está fundamentada nos pressupostos freireanos, reiterando a importância da construção cotidiana e coletiva da ação pedagógica, tendo os pressupostos destacados como elementos propulsores na construção do conhecimento matemático.
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