AULA PRÁTICA REFLEXIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2015v8n4p%25pResumo
Neste artigo trazemos resultados parciais de uma investigação sobre potencialidades do Ensino Prático Reflexivo para o estágio supervisionado de uma Licenciatura em Matemática. Em especial, trazemos considerações sobre uma aula prática reflexiva. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa. Os resultados revelaram que a reflexão na ação, em um Ensino Prático Reflexivo, apresenta-se como uma forma de aprender na prática, cuja reflexão está amparada pelo repertório de conhecimentos do instrutor. Evidenciaram ainda a necessidade de explorar a “escada da reflexão” em seus diferentes níveis, pois é nos níveis de reflexão sobre a ação e sobre a reflexão na ação que se faz presente uma compreensão teórica acerca da ação, possibilitando a (re)construção de conhecimentos.
Referências
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.
_______. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Lisboa: Porto Editora, 1996.
BOGDAN, R.C. e BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Editora Porto, 1999.
CASTRO, F.C. Aprendendo a ser professor na prática: Estudo de uma experiência em prática de ensino de Matemática e Estágio Supervisionado. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestrado em Educação. Campinas, SP: 2002.
MIZUKAMI, M.G.N. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextos e práticas pedagógicas. In NACARATO, A.M. A formação do professor que ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
SCHÖN, D.A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SHULMAN, L.S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, 1986.