O ENSINO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA: UM ESTUDO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2015v8n4p%25pResumo
A presente pesquisa tem como objetivo investigar o potencial das transformações dos registros de representação semiótica em uma proposta de ensino de Análise Combinatória construída com base na resolução de problemas para alunos da 2º série do Ensino Médio. O referencial teórico desta investigação está centrado nas abordagens em termos de registro de representação semiótica, níveis de conhecimento esperados dos estudantes e resolução de problemas, que estão relacionadas com o processo de ensino e aprendizagem da disciplina Matemática. Trata-se de um estudo de caso, cujo desenvolvimento se deu por meio da utilização de aspectos metodológicos da Engenharia Didática. A análise envolve principalmente a relação entre as análises a priori e a posteriori. Participaram da pesquisa alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública estadual em Aracaju, SE. Os resultados mostram que a aplicação de uma sequência didática baseada em experiências de aulas, que estimulem a mobilização dos registros de representação semióticos e com atividades relacionadas ao cotidiano do discente, contribui de forma efetiva para o ensino e a aprendizagem de Análise Combinatória.
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