O ENSINO DE MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO FEMININA: ARITMÉTICA E GEOMETRIA NO CURSO PRIMÁRIO DA BAHIA IMPÉRIO-REPÚBLICA (1827-1939)
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2015v8n1p%25pResumo
Apresentamos aqui uma investigação à respeito da Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos - o ensino de Aritmética e de Geometria - e a participação da mulher no Curso Primário na Bahia Império-República (1827-1939). Para tanto, nos valemos da análise de documentos, acervos históricos e culturais, registros públicos e particulares correlacionados às Constituições Brasileira e Baiana, à Educação de/para mulheres, ao magistério feminino, à inserção/participação da mulher no âmbito social, que são constructos para uma História da Educação, relações de gênero e o ensino de Matemática, focos deste trabalho.Downloads
Publicado
2015-06-19
Como Citar
Amaral, R. dos S., Santana, I. P., & Sant’Ana, C. C. (2015). O ENSINO DE MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO FEMININA: ARITMÉTICA E GEOMETRIA NO CURSO PRIMÁRIO DA BAHIA IMPÉRIO-REPÚBLICA (1827-1939). Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 8(1). https://doi.org/10.17921/2176-5634.2015v8n1p%p
Edição
Seção
Artigos