O ENSINO DE MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO FEMININA: ARITMÉTICA E GEOMETRIA NO CURSO PRIMÁRIO DA BAHIA IMPÉRIO-REPÚBLICA (1827-1939)

Autores

  • Rosemeire dos Santos Amaral
  • Irani Parolin Santana
  • Claudinei Camargo Sant’Ana

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2015v8n1p%25p

Resumo

Apresentamos aqui uma investigação à respeito da Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos - o ensino de Aritmética e de Geometria - e a participação da mulher no Curso Primário na Bahia Império-República (1827-1939). Para tanto, nos valemos da análise de documentos, acervos históricos e culturais, registros públicos e particulares correlacionados às Constituições Brasileira e Baiana, à Educação de/para mulheres, ao magistério feminino, à inserção/participação da mulher no âmbito social, que são constructos para uma História da Educação, relações de gênero e o ensino de Matemática, focos deste trabalho.

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Publicado

2015-06-19

Como Citar

Amaral, R. dos S., Santana, I. P., & Sant’Ana, C. C. (2015). O ENSINO DE MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO FEMININA: ARITMÉTICA E GEOMETRIA NO CURSO PRIMÁRIO DA BAHIA IMPÉRIO-REPÚBLICA (1827-1939). Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 8(1). https://doi.org/10.17921/2176-5634.2015v8n1p%p

Edição

Seção

Artigos