REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DA CONTAGEM: DIÁLOGO ENTRE EDUCADOR INFANTIL, PESQUISADOR E CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2009v1n1p%25pResumo
Pesquisa realizada para verificar a relação pesquisador-educador infantil na introdução da contagem. Duas educadoras foram acompanhadas em sessões de planejamento e atividades de sala de aula com vinte e quatro crianças de dois anos e meio a três anos. Em 6 visitas à creche na fase inicial, 29 na central e 6 na de afastamento, os dados foram coletados com registro escrito das conversas informais, entrevistas abertas e individuais com as educadoras; e relatórios das observações das sessões de planejamento e aulas. Os resultados evidenciaram avanços na relação pesquisadora-educadora na inserção de atividades de contagem nos diálogos com as crianças. Observou-se instabilidade e retrocesso nas formas de explorar a contagem na ausência da pesquisadora. O tempo e modo de intervenção podem ter relação com a permanência e retorno às práticas anteriores. Mais tempo e outras formas de cooperação pesquisadora-educadora que propiciassem uma reflexão crítica sobre seus atos educativos, provavelmente acarretariam implicações de ambas no processo de análise e compreensão da ação pedagógica.Downloads
Publicado
2015-06-18
Como Citar
Santos, D. G., Moro, M. L. F., & Soares, M. T. C. (2015). REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DA CONTAGEM: DIÁLOGO ENTRE EDUCADOR INFANTIL, PESQUISADOR E CRIANÇA. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 1(1). https://doi.org/10.17921/2176-5634.2009v1n1p%p
Edição
Seção
Artigos