Reflexões Acerca do Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática nos Primeiros Anos da Educação Básica e a Formação de Professores

Autores

  • Thaís Regina Miranda Martins Secretaria Municipal de Educação de Dracena. SP, Brasil. Universidade Unopar Anhanguera, Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0836-0687
  • Diego Fogaça Carvalho Universidade Unopar Anhanguera. Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, PR, Brasil. Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, MS, Brasil. Universidade Estadual Vale do Acaraú, Curso de Licenciatura em Matemática. CE, Brasi https://orcid.org/0000-0002-4984-6344
  • Guilherme Paim Geller Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, MS, Brasil. https://orcid.org/0009-0002-7500-3698

Resumo

O presente estudo focaliza questões voltadas ao processo de ensino e aprendizagem em Matemática na Educação Básica chamando a atenção sobre a importância de que esta área do conhecimento seja valorizada e bem desenvolvida já nos primeiros anos educacionais. Dessa forma, o objetivo é refletir acerca das formações inicial e continuada de professores Pedagogos e seus reflexos ao ensino de Matemática nas primeiras etapas da Educação Básica. Nesse sentido, o estudo traz um diálogo sobre como tem sido o preparo dos docentes para esse trabalho na Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apresenta um panorama sobre as políticas públicas educacionais, trazendo a crítica de que devem ser continuadas e articuladas, para não causarem reflexos negativos à formação dos professores. O estudo foi feito a partir de uma Revisão de Literatura e como principais resultados nota-se que apesar de existirem iniciativas, por meio de políticas públicas educacionais no contexto da formação de professores, muitas vezes são descontinuadas e/ou desarticuladas para preparar o docente nas diversas áreas formativas, inclusive da Matemática, demonstrando uma fragilidade à formação do professor para as suas atuações nesta área do conhecimento, gerando indicadores preocupantes no cenário brasileiro.

Palavras-chave: Matemática. Formação de Professores. Educação Infantil. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Professores Pedagogos.

Abstract

The present study focuses on issues related to the teaching and learning process in Mathematics in Basic Education, calling attention to the importance of this area of knowledge being valued and well developed in the early educational years. Thus, the objective is to reflect on the initial and continuing training of Pedagogue teachers and their reflections on the teaching of Mathematics in the first stages of Basic Education. In this sense, the study brings a dialogue about how teachers have been prepared for this work in Early Childhood Education (Nursery and Preschool) and Early Years of Elementary School. It brings an overview of public educational policies, bringing the criticism that they must be continued and articulated, so as not to cause negative effects on teacher training. The study was based on a Literature Review and as main results it is noted that although there are initiatives, through educational public policies in the context of teacher training, they are often discontinued and/or disarticulated to prepare teachers in the various training areas, including Mathematics, demonstrating a fragility to teacher training for their actions in this area of knowledge, generating worrying indicators in the Brazilian scenario.

Keywords: Mathematics. Teacher Training. Early Childhood Education. Early Years of Elementary School. Pedagogical Teachers.

Biografia do Autor

Thaís Regina Miranda Martins, Secretaria Municipal de Educação de Dracena. SP, Brasil. Universidade Unopar Anhanguera, Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, PR, Brasil.

Doutora em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (Bolsista CAPES) pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Londrina-PR. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Paranaíba-MS. Especialista em Docência do Ensino Superior, Graduada em Pedagogia e Graduada em Ciências - Habilitação Plena em Matemática. Professora Titular de Matemática da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Professora Tutora Titular na Rede Municipal de Ensino de Dracena-SP. Experiência como Professora de Nível Superior na Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec/Unifadra). Experiência como Interlocutora, na cidade de Dracena-SP, de Ensino a Distância pela EFAPE - Escola de Formação e Aperfeiçoamento do Estado de São Paulo "Paulo Renato da Costa Souza" e Tutora de Educação a Distância pela EFAPE/MEC/FNDE por meio do Programa Formação pela Escola. Atua nas áreas de Educação Matemática/Ciências, Pedagogia, Educação a Distância, Educação Musical e disciplinas pedagógicas (Planejamento, Didática, Prática de Ensino e outras). Possui experiência como Professora e Informática Educacional na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi Estagiária pela Fundação pelo Desenvolvimento da Unesp, no curso Pedagogia Cidadã (FUNDUNESP), ação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), em conjunto com Prefeituras do Estado de São Paulo, desenvolvendo atividades de suporte técnico administrativo. Ministra aulas de matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escola pública e há aproximadamente treze anos compõe a Equipe Técnico-Administrativa-Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Dracena. Membro de Comitês Municipais (Plano de Ações Articuladas-PAR, PDDE Interativo e Plano Municipal de Educação-PME). Pesquisadora na área de Formação de Professores, Educação Matemática e Avaliação. Membro do Grupo de Estudos "Formação de Professores da Professores e Avaliação". Acompanhou, como pesquisadora, o Programa de Iniciação Científica (PICT) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

Diego Fogaça Carvalho, Universidade Unopar Anhanguera. Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, PR, Brasil. Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, MS, Brasil. Universidade Estadual Vale do Acaraú, Curso de Licenciatura em Matemática. CE, Brasi

Possui graduação em Matemática pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2008), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Também realizou seu estágio pós-doutoral na mesma universidade que concluiu o doutorado (2017). É professor Adjunto I na Universidade Estadual Vale do Acaraú (CE) (2024) e permanente nos Programas de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras Unopar (2017) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Anhanguera -- Uniderp (2019). Sua produção centra-se na formação de professores e ramifica-se para os seguintes desdobramentos: análises textuais, inovações no processo de ensino e aprendizagem, Avaliação Formativa e Educação do Campo. 

Guilherme Paim Geller, Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, MS, Brasil.

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática - MECMAT (UNIDERP). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2022), Pós-Graduado em Educação Especial pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB-virtual (2023). Atuei como Orientador Social em instituições sociais do terceiro setor realizando oficinas socioeducativas nos temas de Educação Ambiental, Educação Científica, Protagonismo Infanto-Juvenil e Musicalização. Instrutor de curso de auxiliar administrativo ministrado para o público de jovens e adultos com deficiência (PCD) (2021 a 2022). Instrutor de curso de Inteligência Emocional para o público alvo de adolescentes e jovens no ano de 2022. Atuo na educação básica como professor de Ciências e Biologia do Fundamental II e Ensino médio; Professor de Projeto de Vida para o ensino fundamental II; Curso intermediário de LIBRAS (2023).

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Martins, T. R. M., Carvalho, D. F., & Geller, G. P. (2025). Reflexões Acerca do Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática nos Primeiros Anos da Educação Básica e a Formação de Professores. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 18(1), 127–133. Recuperado de https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/13985

Edição

Seção

Artigos