Reflexões Acerca do Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática nos Primeiros Anos da Educação Básica e a Formação de Professores
Resumo
O presente estudo focaliza questões voltadas ao processo de ensino e aprendizagem em Matemática na Educação Básica chamando a atenção sobre a importância de que esta área do conhecimento seja valorizada e bem desenvolvida já nos primeiros anos educacionais. Dessa forma, o objetivo é refletir acerca das formações inicial e continuada de professores Pedagogos e seus reflexos ao ensino de Matemática nas primeiras etapas da Educação Básica. Nesse sentido, o estudo traz um diálogo sobre como tem sido o preparo dos docentes para esse trabalho na Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apresenta um panorama sobre as políticas públicas educacionais, trazendo a crítica de que devem ser continuadas e articuladas, para não causarem reflexos negativos à formação dos professores. O estudo foi feito a partir de uma Revisão de Literatura e como principais resultados nota-se que apesar de existirem iniciativas, por meio de políticas públicas educacionais no contexto da formação de professores, muitas vezes são descontinuadas e/ou desarticuladas para preparar o docente nas diversas áreas formativas, inclusive da Matemática, demonstrando uma fragilidade à formação do professor para as suas atuações nesta área do conhecimento, gerando indicadores preocupantes no cenário brasileiro.
Palavras-chave: Matemática. Formação de Professores. Educação Infantil. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Professores Pedagogos.
Abstract
The present study focuses on issues related to the teaching and learning process in Mathematics in Basic Education, calling attention to the importance of this area of knowledge being valued and well developed in the early educational years. Thus, the objective is to reflect on the initial and continuing training of Pedagogue teachers and their reflections on the teaching of Mathematics in the first stages of Basic Education. In this sense, the study brings a dialogue about how teachers have been prepared for this work in Early Childhood Education (Nursery and Preschool) and Early Years of Elementary School. It brings an overview of public educational policies, bringing the criticism that they must be continued and articulated, so as not to cause negative effects on teacher training. The study was based on a Literature Review and as main results it is noted that although there are initiatives, through educational public policies in the context of teacher training, they are often discontinued and/or disarticulated to prepare teachers in the various training areas, including Mathematics, demonstrating a fragility to teacher training for their actions in this area of knowledge, generating worrying indicators in the Brazilian scenario.
Keywords: Mathematics. Teacher Training. Early Childhood Education. Early Years of Elementary School. Pedagogical Teachers.