SIGNIFICADOS DE EQUAÇÃO: UM ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2010v3n1p%25pResumo
Nosso objetivo neste artigo é apresentar resultados de uma pesquisa acerca dos significados de equação para uma dupla de alunos do Ensino Médio. A pesquisa teve um caráter diagnóstico. Investigamos se diferentes significados de equação estão presentes nas resoluções de atividades matemáticas envolvendo equações e como são desenvolvidas. A pesquisa fundamentou-se nos resultados apresentados por Ribeiro, que apresenta diferentes significados para o conceito de equação. Em nossa pesquisa utilizamos situações matemáticas fundamentadas teórico e metodologicamente nos Multisignificados de Equação especialmente elaboradas/selecionadas para a coleta de dados. De acordo com nossas análises, observamos que predomina nessa dupla de alunos o significado intuitivo-pragmático, assim como a dificuldade que têm em reconhecer o conceito de equação em situações matemáticas. Pretendemos, com os resultados encontrados, colocar em discussão a importância de se investigar e conhecer o pensamento dos alunos sobre equação, bem como oferecer possibilidades de ampliar seus conhecimentos, utilizando, por exemplo, uma abordagem de ensino que contemple diferentes significados de um mesmo conceito. No nosso caso, o conceito de equação.Downloads
Publicado
2015-06-18
Como Citar
Dorigo, M., & Ribeiro, A. J. (2015). SIGNIFICADOS DE EQUAÇÃO: UM ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 3(1). https://doi.org/10.17921/2176-5634.2010v3n1p%p
Edição
Seção
Artigos