Um Estudo sobre Conhecimentos de Futuros Professores de Matemática para Ensinar Gráficos Estatísticos: Leitura, Interpretação e Construção

Autores

  • José Ribamar Alves de Sousa Júnior Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, SP, Brasil. Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. SP. Brasil.
  • Ruy César Pietropaolo Universitário Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. SP. Brasil.

Resumo

No presente artigo discute-se parte dos dados obtidos na pesquisa de campo que integrou a tese de doutorado do primeiro autor, cujo objetivo foi investigar o processo de ensino e aprendizagem da leitura, interpretação e construção de gráficos estatísticos com futuros professores de Matemática. Os dados discutidos neste artigo foram os coletados por meio de uma entrevista clínica com cada um dos dez estudantes da Licenciatura em Matemática de um campus do Instituto Federal de São Paulo. Como marco teórico foram utilizadas as concepções de Arteaga (2010, 2011) sobre níveis de complexidade semiótica na construção de gráficos estatísticos e nos estudos Shulman (1986) sobre conhecimento profissional do professor, com ênfase nos conhecimentos do conteúdo, do pedagógico do conteúdo e do curricular. A análise dos dados revelou que os participantes apresentaram um nível baixo de complexidade quanto à habilidade de interpretação e construção de gráficos estatísticos, apresentando, inclusive, dificuldades em utilizar ferramentas tecnológicas para essa construção. No entanto, durante as reflexões sobre as atividades propostas durante as entrevistas e mediadas pelo pesquisador foi possível identificar avanços de cada participante quanto ao letramento estatístico, segundo Gal (2002), bem como ampliação dos conhecimentos didáticos e pedagógicos. O artigo conclui destacando a importância do domínio do conhecimento de conteúdo, pedagógico do conteúdo e das ferramentas tecnológicas que facilitam a construção de gráficos estatísticos, assim como a necessidade de um avanço nos níveis de leitura, interpretação e construção gráfica por parte dos futuros professores.

Palavras-chave: Educação Matemática. Licenciatura em Matemática. Conhecimento Matemático. Gráficos Estatísticos.

Abstract

This article discusses part of the data obtained in the field research that was part of the first author's doctoral thesis, which aimed to investigate the teaching and learning process of reading, interpreting and constructing statistical graphs with future Mathematics teachers. The data discussed in this article were collected through a clinical interview with each of the ten students of the Mathematics Degree course at a campus of the Instituto Federal de São Paulo. As a theoretical framework, we used Arteaga's (2010, 2011) concepts on levels of semiotic complexity in the construction of statistical graphs and Shulman's (1986) studies on teachers' professional knowledge, with an emphasis on content, pedagogical content and curricular knowledge. Data analysis revealed that the participants presented a low level of complexity regarding the ability to interpret and construct statistical graphs, and even had difficulty using technological tools for this construction. However, during the reflections on the activities proposed during the interviews and mediated by the researcher, it was possible to identify advances in statistical literacy by each participant, according to Gal (2002), as well as an expansion of didactic and pedagogical knowledge. The article concludes by highlighting the importance of mastering content knowledge, pedagogical content knowledge and technological tools that facilitate the construction of statistical graphs, as well as the need for an advance in the levels of reading, interpretation and graphic construction by future teachers.

Keywords: Mathematics Education. Undergraduate Mathematics. Mathematical Knowledge. Statistical Graphs.

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Sousa Júnior, J. R. A. de, & Pietropaolo, R. C. (2025). Um Estudo sobre Conhecimentos de Futuros Professores de Matemática para Ensinar Gráficos Estatísticos: Leitura, Interpretação e Construção. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 18(1), 22–30. Recuperado de https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/13686

Edição

Seção

Artigos