A Formação Matemática em Cursos de Licenciatura em Pedagogia em Universidades Públicas de Santa Catarina
Resumo
O presente artigo aborda a formação matemática promovida em cursos de Licenciatura em Pedagogia, compreendendo-a como um processo formativo que prioriza os conhecimentos e os significados construídos pelo futuro professor sobre o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tomando por base a categorização de conhecimentos profissionais de Lee Shulman e guiados pelo objetivo de analisar aspectos da formação matemática do futuro professor dos anos iniciais de escolaridade, desenvolvidos em cursos de Pedagogia, realizamos uma investigação qualitativa e interpretativa a partir da análise documental, aplicação de questionário e realização de entrevistas a docentes desses cursos, tomando por contexto as instituições públicas de Ensino Superior de Santa Catarina. Analisamos o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia de cinco instituições públicas de Ensino Superior, aplicamos um questionário online aos professores do referido Curso nessas Instituições e realizamos entrevistas com alguns dos participantes da pesquisa, os quais se disponibilizaram a nos conceder entrevista. A análise, na perspectiva de Bardin, evidenciou que a formação matemática promovida em Cursos de Pedagogia das instituições participantes tem contemplado distintas categorias de conhecimentos profissionais da Matemática, dentre os quais para o escopo desse artigo abordamos os conhecimentos da Didática da Matemática, do currículo e da Matemática.
Palavras-chave: Formação Matemática. Futuro Professor dos Anos Iniciais. Licenciatura em Pedagogia. Conhecimentos Profissionais.
Abstract
This article addresses the mathematical training provided in Pedagogy courses, understanding it as a process that prioritizes the knowledge and meanings constructed by future teachers about teaching Mathematics in the early years of Elementary School. Based on Lee Shulman’s categorization of professional knowledge and guided by the objective of analyzing aspects of the mathematical training of future teachers in the initial years of schooling, developed in Pedagogy courses, we carried out a qualitative investigation based on document analysis, application of a questionnaire and interviews with teachers of these courses, taking as context the public higher education institutions in Santa Catarina. We analyzed the Pedagogical Project of the Pedagogy Course of five public Higher Education Institutions, applied an online questionnaire to the teachers of the aforementioned course in these Institutions and conducted interviews with some of the research participants, who were willing to grant us an interview. The analysis, from Bardin's perspective, showed that the mathematical training promoted in Pedagogy Courses of the participating institutions has contemplated different categories of professional knowledge of Mathematics, among which for the scope of this article we address the knowledge of Mathematics Didactics, curriculum and Mathematics.
Keywords: Mathematical Formation. Prospective Teacher of Elementary School. Degree in Pedagogy. Professional knowledge.