Estado da Arte: Aprendizagem Significativa no Ensino de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Autores

  • Tainá Silva Barzan Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Brasil. https://orcid.org/0009-0001-3416-4375
  • Leandra Fioreze Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação. RS, Brasil.
  • Cristina Cavalli Bertolucci Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação. RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9678-1638

Resumo

Entendemos que, por vezes, o Ensino de Matemática é marcado pela aprendizagem mecânica e com grau de retenção baixo em relação à aprendizagem de médio e longo prazo. Por outro lado, os saberes que os alunos possuem podem ser considerados no planejamento das aulas do professor e esse fator pode gerar uma Aprendizagem Significativa. A pesquisa tem como objetivo analisar as produções em teses de doutorado e dissertações de mestrado, fazendo um mapeamento para verificar a relação entre Ensino de Matemática e Aprendizagem Significativa. Trata-se de uma pesquisa do tipo Estado da Arte, em que identificamos as pesquisas desenvolvidas no período 2012-2021 pelo portal de periódicos da Capes, categorizamos e analisamos, revelando enfoques e perspectivas do Ensino de Matemática na etapa dos anos finais do Ensino Fundamental que utilizam a Aprendizagem Significativa. Nos oito trabalhos identificados, foi possível verificar um ensino da Matemática escolar que valoriza experiências e conhecimentos dos aprendizes de modo a ser afetivamente positivo, resultando em uma Aprendizagem Significativa. Com relação aos conhecimentos prévios, os pesquisadores buscaram descobrir ou construir os subsunçores que os aprendizes possuíam ou precisavam para a Aprendizagem Significativa do conteúdo abordado, utilizando diferentes tipos de organizadores prévios de forma a levar em conta o que o aluno já sabe. Houve diversidade de conteúdos abordados nas pesquisas, porém há um campo aberto de possibilidades com relação aos conteúdos explicitados na Base Nacional Comum Curricular.

Palavras-chave: Educação Matemática. Subsunçores. Enfoques Metodológicos. Estado da Arte.

Abstract

We understand that Mathematics Teaching is sometimes marked by rote learning and a low level of retention in relation to medium and long-term learning. On the other hand, the knowledge that students have can be considered in the teacher's lesson planning and this factor can generate Meaningful Learning. The research aims to analyze the productions in doctoral theses and master's dissertations, mapping them to verify the relationship between Mathematics Teaching and Meaningful Learning. This is a State of the Art research, in which we identified the research developed in the period 2012-2021 through the Capes journal portal, categorized and analyzed them, revealing approaches and perspectives of Mathematics Teaching in the final years of Elementary School that use Meaningful Learning. In the eight works identified, it was possible to verify a teaching of school Mathematics that values the experiences and knowledge of learners in a way that is affectively positive, resulting in Meaningful Learning. Regarding prior knowledge, researchers sought to discover or construct the subsumers that learners had or needed for Meaningful Learning of the content covered, using different types of prior organizers in order to take into account what the student already knows. There was a diversity of content covered in the research, but there is an open field of possibilities in relation to the content explained in the National Common Curricular Base.

Keywords: Mathematics Education. Subsumers. Methodological Approach. State of the Art.

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Barzan, T. S., Fioreze, L., & Bertolucci, C. . C. (2025). Estado da Arte: Aprendizagem Significativa no Ensino de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 18(1), 47–58. Recuperado de https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/13597

Edição

Seção

Artigos