Análise de Publicações Brasileiras Sobre Situações de Aprendizagem para Desenvolver Letramento Matemático

Autores

Resumo

A complexidade do ensino de matemática resulta em uma necessidade constante de reflexão das práticas que o envolve e, assim, faz-se necessário estudos sobre como desenvolver o letramento desse conhecimento. Nesse sentido, esta pesquisa analisa ações pedagógicas de Letramento Matemático (LM) para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e o tratamento dado ao conteúdo em situações de pesquisa descritas em Teses e Dissertações nacionais, na última década. Para tanto, este estudo se configura como uma pesquisa básica, do tipo Estado do Conhecimento, de caráter exploratório, com aporte teórico em Nacarato e Freitas (2018) e Grando e Pellatieri (2013), que discutem sobre LM. Em suma, constatou-se que as ações pedagógicas consideram o conhecimento prévio e a realidade do estudante, bem como as ações predominantes se aproximam de Rodas de Leitura, uma prática bastante utilizada no período do curso do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), sendo os seus cadernos um referencial bastante recorrente. Entretanto, uma limitação encontrada diz respeito ao pequeno número de pesquisas que envolvem práticas pedagógicas. Portanto, percebe-se a necessidade de expansão de estudos científicos que se propõem a investigar ações pedagógicas voltadas para o LM.

Palavras-chave: Alfabetização Matemática. Conhecimento Docente. Práticas de Ensino.

Abstract

The complexity of teaching mathematics results in a constant need to reflect on the practices that involve it and, thus, studies on how to develop the literacy of this knowledge are necessary. In this sense, this research analyzes pedagogical actions of Mathematical Literacy (LM) for students in the early years of Elementary School and the treatment given to content in research situations described in national Theses and Dissertations, in the last decade. Therefore, this study is configured as a basic research, of the State of Knowledge type, of an exploratory nature, with theoretical support in Nacarato and Freitas (2018) and Grando and Pellatieri (2013), who discuss LM. In short, it was found that the pedagogical actions consider the student's previous knowledge and reality, as well as the predominant actions approach Reading Circles, a practice widely used in the period of the PNAIC course, with the PNAIC notebooks being a reference quite recurrent. However, a limitation found concerns the small number of researches involving pedagogical practices. Therefore, there is a need to expand scientific studies that propose to investigate pedagogical actions aimed at LM.

Keywords: Mathematical Literacy. Teaching Knowledge. Teaching Practices.

Biografia do Autor

Elizimari de Queiroz Sobrinho, Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso.

Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT). Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná e em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ariquemes. Atualmente é professora da Educação Básica no Estado do Mato Grosso (Rondonópolis/MT).

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso, Brasil.

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2006) e em Física Licenciatura pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Tem Especialização em Orientação Educacional pela Faculdade Dom Alberto (2009) e em Especialização em Relações Raciais na Educação e na Sociedade Brasileira pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). É Mestre em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (2014) e Doutor em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Tem experiência docente na área de Ensino de Química. Ministrou aulas de Instrumentação para o Ensino de Química, Metodologias para o Ensino de Química, Química Geral, CTS, e Química Analítica no Ensino Superior. Desde 2003 atua como professor na Educação Básica das disciplinas de Ciências, Química e Física. Atualmente é professor EBTT efetivo do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus de Rondonópolis/MT. Participa do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa), registrado no CNPq, e atua como editor da Revista Prática Docente. É coordenador de área do Programa de Iniciação à Docência (PID) Núcleo Confresa. Atua como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT). Tem capacidade de comunicação, de articular e contextualizar informações, de constante atualização, habilidade para compreender questões lógicas, para pensar e solucionar conflitos, familiaridade com computadores e novas tecnologias, gosto pela pesquisa, responsabilidade, ética e integridade, flexibilidade e adaptabilidade, disciplina, capacidade de negociação.

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Queiroz Sobrinho, E. de, & Leão, M. F. (2025). Análise de Publicações Brasileiras Sobre Situações de Aprendizagem para Desenvolver Letramento Matemático. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 18(1), 40–46. Recuperado de https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/13505

Edição

Seção

Artigos