Análise de Publicações Brasileiras Sobre Situações de Aprendizagem para Desenvolver Letramento Matemático
Resumo
A complexidade do ensino de matemática resulta em uma necessidade constante de reflexão das práticas que o envolve e, assim, faz-se necessário estudos sobre como desenvolver o letramento desse conhecimento. Nesse sentido, esta pesquisa analisa ações pedagógicas de Letramento Matemático (LM) para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e o tratamento dado ao conteúdo em situações de pesquisa descritas em Teses e Dissertações nacionais, na última década. Para tanto, este estudo se configura como uma pesquisa básica, do tipo Estado do Conhecimento, de caráter exploratório, com aporte teórico em Nacarato e Freitas (2018) e Grando e Pellatieri (2013), que discutem sobre LM. Em suma, constatou-se que as ações pedagógicas consideram o conhecimento prévio e a realidade do estudante, bem como as ações predominantes se aproximam de Rodas de Leitura, uma prática bastante utilizada no período do curso do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), sendo os seus cadernos um referencial bastante recorrente. Entretanto, uma limitação encontrada diz respeito ao pequeno número de pesquisas que envolvem práticas pedagógicas. Portanto, percebe-se a necessidade de expansão de estudos científicos que se propõem a investigar ações pedagógicas voltadas para o LM.
Palavras-chave: Alfabetização Matemática. Conhecimento Docente. Práticas de Ensino.
Abstract
The complexity of teaching mathematics results in a constant need to reflect on the practices that involve it and, thus, studies on how to develop the literacy of this knowledge are necessary. In this sense, this research analyzes pedagogical actions of Mathematical Literacy (LM) for students in the early years of Elementary School and the treatment given to content in research situations described in national Theses and Dissertations, in the last decade. Therefore, this study is configured as a basic research, of the State of Knowledge type, of an exploratory nature, with theoretical support in Nacarato and Freitas (2018) and Grando and Pellatieri (2013), who discuss LM. In short, it was found that the pedagogical actions consider the student's previous knowledge and reality, as well as the predominant actions approach Reading Circles, a practice widely used in the period of the PNAIC course, with the PNAIC notebooks being a reference quite recurrent. However, a limitation found concerns the small number of researches involving pedagogical practices. Therefore, there is a need to expand scientific studies that propose to investigate pedagogical actions aimed at LM.
Keywords: Mathematical Literacy. Teaching Knowledge. Teaching Practices.