Psicologia e Educação Matemática: Análise de suas Articulações nas Licenciaturas em Matemática do Instituto Federal da Bahia (IFBAP)
Resumo
Esta pesquisa de Iniciação Científica está inserida no campo de estudo voltado à formação inicial dos docentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Teve como objetivo geral descrever e analisar como a disciplina de Psicologia está contemplada nos cursos de licenciatura em Matemática no Instituto Federal da Bahia, a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs). Para isso, pretendeu-se conhecer o ementário da disciplina de Psicologia da Educação que compõe a matriz curricular dos cursos de Licenciatura em Matemática no IFBA; delimitar as diversas correntes teóricas presentes nas ementas da disciplina de Psicologia da Educação desses cursos; e, identificar as articulações entre os conteúdos da psicologia e a educação matemática nos PPCs analisados. A abordagem metodológica foi de base qualitativa, utilizando a pesquisa documental. Foram analisados os PPCs dos cursos de Licenciatura em Matemática dos cinco campi do IFBA utilizando-se a perspectiva ferramental da Análise de Conteúdo para a análise dos dados. Os resultados mostram que há variações importantes na carga horária da disciplina de Psicologia da Educação, entre os campi; evidenciam a desatualização das ementas, além da defasagem nas Referências Básicas; Observou-se também uma predominância de conteúdos da Psicologia da Educação, sem a devida atenção ao campo da Psicologia da Educação Matemática, que está ausente nos PPCs dos cursos analisados. Em conclusão, a pesquisa evidenciou a falta de conteúdos direcionados especificamente à Psicologia da Educação Matemática nas ementas analisadas, o que pode representar uma lacuna na formação dos futuros professores de Matemática.
Palavras-chave: Psicologia. Educação. Psicologia da Educação Matemática. Licenciatura em Matemática.
Abstract
This Scientific Initiation research is inserted in the field of study focused on the initial training of teachers of the Mathematics Degree course at the Federal Institute of Bahia (IFBA). Its general objective was to describe and analyze how the discipline of Psychology is included in undergraduate courses in Mathematics at the Federal Institute of Bahia, based on the Pedagogical Course Projects (PPCs). To this end, the aim was to understand the syllabus of the Educational Psychology discipline that makes up the curricular matrix of the Mathematics Degree courses at IFBA; delimit the different theoretical currents present in the syllabi of the Educational Psychology discipline of these courses; and, identify the connections between the contents of psychology and mathematics education in the PPCs analyzed. The methodological approach was qualitative, using documentary research. The PPCs of the Mathematics Degree courses on the five IFBA Campuses were analyzed using the Content Analysis tool perspective for data analysis. The results show that there are important variations in the workload of the Educational Psychology discipline between Campuses; highlight the outdated menus, in addition to the lag in Basic References; A predominance of Educational Psychology content was also observed, without due attention to the field of Mathematics Educational Psychology, which is absent in the PPCs of the analyzed courses. In conclusion, the research highlighted the lack of content specifically aimed at the Psychology of Mathematics Education in the syllabi analyzed, which may represent a gap in the training of future Mathematics teachers.
Keywords: Psychology; Education. Psychology of Mathematics Education. Degree in Mathematics.