Ferramentas Utilizadas para o Ensino da Matemática em uma Perspectiva Inclusiva: uma Revisão Sistemática nos Principais Eventos de Educação Matemática do Brasil

Autores

  • Ana Caroline de Almeida Souza UNIABC Santo André, Curso de Psicologia. SP, Brasil.
  • Carlos Eduardo Rocha dos Santos Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. SP, Brasil. E-mail:

Resumo

A Educação Inclusiva vem sendo um tema cada vez mais discutido, no entanto, para que ocorra uma inclusão efetiva no âmbito educacional faz-se necessárias estratégias voltadas para a área em sua formação acadêmica. Desta forma, o presente artigo tem por objetivos 1) Contribuir para a formação do docente (inicial e continuada) de Matemática no campo da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; 2) Identificar os estudos publicados em eventos de Matemática, como ENEM, ENEMI e SIPEM, voltados para a Educação Especial e Inclusiva na área de Exatas; 3) Comparar os trabalhos selecionados a fim de identificar características comuns e principais diferenças entre eles; 4) Apresentar os resultados das comparações, com suas semelhanças e diferenças. O levantamento das pesquisas foi realizado a partir dos Anais X, XI, XII e XIV do ENEM; edições I e II do ENEMI e edições I, II, III, IV, V, VI e VII do SIPEM, resultando na revisão de 66 pesquisas. A partir do levantamento foi identificado que o público de pessoas com deficiências visuais possue a maior visibilidade no campo de pesquisas de ferramentas para garantir a inclusão na educação; além disso, Tangram e Soroban são as ferramentas mais utilizadas para o ensino da matemática a este público, com uma crescente na busca em utilizar a Tecnologia Assistiva (TA) - tendo em vista que em todas as análises foram identificadas pelo menos uma TA como método principal. Apesar dos trabalhos mostrarem esta preocupação do docente, apontamos, também, suas dificuldades por falta de preparo acadêmico.

Palavras-chave: Educação Matemática. Educação Especial. Educação Inclusiva. Tecnologia. Acessibilidade.

Abstract

Inclusive Education has been an increasingly discussed topic, however, for effective inclusion in the educational sphere to occur, strategies focused on the area are necessary in their academic training. Thus, this article aims to: 1) Contribute to math teacher training (initial and continuing) for the field of Special Education from the perspective of Inclusive Education; 2) Identify the studies published in Mathematics events, such as ENEM, ENEMI and SIPEM, focused on Inclusion and Special Education in the area of Exact Sciences; 3) Compare the selected works to identify common features and key differences between them; 4) Present the results of the comparisons, with their similarities and differences. The survey of the researches was carried out from the Annals X, XI, XII and XIV of ENEM; editions I and II of ENEMI and editions I, II, III, IV, V, VI and VII of SIPEM, resulting in the review of 66 studies. From the survey, it was identified that the public of people with visual impairments have the greatest visibility in the field of research of tools to ensure inclusion in education; In addition, Tangram and Soroban are the most used tools in the area for teaching mathematics to this public, with a growing search to use Assistive Technology (AT) considering that in all analyses at least one AT was identified as the main method. Although the studies show this concern of the professor, their difficulties due to lack of academic preparation are also shown.

Keywords: Math Education. Special Education. Inclusive Education. Technology. Acessibility.

Publicado

2025-01-15

Como Citar

Souza , A. C. de A., & Santos, C. E. R. dos. (2025). Ferramentas Utilizadas para o Ensino da Matemática em uma Perspectiva Inclusiva: uma Revisão Sistemática nos Principais Eventos de Educação Matemática do Brasil. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 17(3). Recuperado de https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/13320

Edição

Seção

Artigos