Vygotsky, Piaget e Freire: Perspectivas Teóricas e Contribuições ao Ensino e Aprendizagem da Matemática
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n2p250-256Resumo
O presente estudo se baseia nas obras A formação social da mente, de Lev Vygotsky; A psicologia da criança, de Jean Piaget e a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. Ele tem por objetivo identificar e apresentar algumas das principais contribuições das teorias presentes nesses livros ao ensino da Matemática. Para isso, relacionou-se os estudos de Vygotsky, Piaget e Freire às atuais necessidades de reinvenção do ensino, conforme preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular brasileira, normativo cuja essência se pauta em alguns dos conceitos explicitados nas perspectivas interacionistas, defendidas pelos teóricos supracitados, e que preconiza saberes e fazeres associados a práticas pedagógicas inovadoras capazes de fomentar o desenvolvimento de competências. Metodologicamente, esta pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza básica, procedimentalmente bibliográfica, e complementarmente documental, em que se realizou leituras nos livros mencionados e uma sistemática consulta no Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações a partir de descritores que relacionam os autores supracitados à matemática. Após análise dos dados destaca-se como resultado a compreensão sobre o fato das teorias representadas pelos citados estudiosos poderem auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, e contribuir, através de interações, mediações, dentre outros conceitos, para a construção e compartilhamento de conhecimentos no âmbito dessa ciência.
Palavras-chave: Teoria de Vygotsky. Teoria de Piaget. Teoria de Freire. Matemática.
Abstract
The present study is based on the works The social formation of the mind, by Lev Vygotsky; Child psychology, by Jean Piaget and the Pedagogy of Autonomy by Paulo Freire. It aims to identify and present some of the main contributions of the theories present in these books to the teaching of Mathematics. To this end, the studies of Vygotsky, Piaget and Freire were related to the current needs for reinvention of teaching, as recommended by the Brazilian National Common Curricular Base, a normative whose essence is based on some of the concepts explained in the interactionist perspectives, defended by the aforementioned theorists, and which advocates knowledge and practices associated with innovative pedagogical practices capable of fostering the development of skills. Methodologically, this research has a qualitative approach, of a basic nature, procedurally bibliographic, and complementary documentary, in which readings were carried out in the mentioned books and a systematic consultation in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations based on descriptors that relate the aforementioned authors to the mathematics. After analyzing the data, the result stands out as an understanding of the fact that the theories represented by the aforementioned scholars can assist in the teaching and learning processes of Mathematics, and contribute, through interactions, mediations, among other concepts, to the construction and sharing of knowledge within the scope of this science.
Keywords: Vygotsky's Theory. Piaget's Theory. Freire's Theory. Mathematics.