A Relação Entre Engenharia Agronômica e a Matemática: Concepção de Estudantes de um Curso de Graduação
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n2p243-249Resumo
A pesquisa em questão teve como objetivo geral analisar a concepção de estudantes e de tutores presenciais sobre a aplicabilidade da Matemática num curso de Engenharia Agronômica. O questionamento gerador constituiu em identificar qual seria a concepção de tutores presenciais e de estudantes sobre a Matemática no curso de Engenharia Agronômica e se a prática do exercício da profissão influencia no processo de formação das concepções. Este estudo ocorreu em Linhares, uma cidade no norte do estado do Espírito Santo, com estudantes do primeiro ao décimo período e tutores presenciais de um curso na modalidade a distância (EaD), semipresencial, de Engenharia Agronômica, da Faculdade Anhanguera. Nesse contexto, definiu-se o curso de Engenharia Agronômica para esta pesquisa devido à vasta área de atuação na região de profissionais oriundos desse curso e as possibilidades da aplicabilidade da Matemática em âmbito profissional. Classifica-se como uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo, com produção e análise de dados, através de pesquisa documental qualitativa e aplicação de questionário semiestruturado, de cunho quantitativo. Houve encontros presenciais visando analisar a concepção dos participantes acerca da Matemática no curso. As análises dos dados permitiram concluir que a concepção dos estudantes e tutores presenciais sobre a matemática no curso de Engenharia Agronômica é a mesma, sendo ela: A Essência da Matemática é o Cálculo.
Palavras-chave: Matemática e Agronomia. Estudantes. Tutores.
Abstract
The research in question had the general objective of analyzing the conception of students and in-person tutors about the applicability of Mathematics in na Agricultural Engineering course. The generating question consisted of identifying what would be the conception of face-to-face tutors and students about Mathematics in the Agricultural Engineering course and whether the practice of exercising the profession influences the process of forming conceptions. This study took place in Linhares, a city in the north of the state of Espírito Santo, with students from the first to the tenth period and face-to-face tutors of a distance learning (EaD), blended, Agricultural Engineering course at Faculdade Anhanguera. In this context, the Agricultural Engineering course was defined for this research due to the vast area of activity in the region of professionals from this course and the possibilities of the applicability of Mathematics in a professional context. It is classified as qualitative and quantitative research, with production and analysis of data, through qualitative documentary research and application of a semi-structured questionnaire, of a quantitative nature. There were face-to-face meetings to analyze the participants' conception of Mathematics in the course. Data analysis allowed us to conclude that the conception of students and on-site tutors about mathematics in the Agricultural Engineering course is the same, which is: The Essence of Mathematics is Calculus.
Keywords: Mathematics and Agronomy. Students. Tutors.