Processos de Ensino e Aprendizagem da Geometria em Aulas de Matemática na Educação de Jovens e Adultos
Resumo
Este estudo de abordagem qualitativa tem como objetivo descrever e analisar as contribuições das atividades com enfoque na etnomatemática desenvolvidas na oficina pedagógica “Um olhar diferente sobre a geometria na EJA”, como uma estratégia metodológica da pesquisa-intervenção, realizada na turma do Eixo VII da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Médio, no primeiro semestre de 2018. O referencial teórico desta pesquisa discute os processos de ensino e aprendizagem da geometria em aulas de matemática na EJA. Os dados foram produzidos e analisados através de observações no espaço educativo dessa modalidade de ensino, questionários, rodas de conversa, oficina pedagógica, narrativas escritas e diário reflexivo das pesquisadoras. A análise dos dados indica que o ensino de matemática deve propiciar uma aprendizagem mais significativa com a valorização dos conhecimentos prévios que os(as) estudantes apresentam sobre os conteúdos presentes no seu cotidiano, no seu trabalho e na sua cultura. Esta pesquisa possibilitou a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem da geometria em aulas de matemática na EJA. Por fim, os conhecimentos matemáticos dos(as) estudantes, por meio da etnomatemática, possibilita uma análise crítica da realidade e promove a socialização, o senso crítico e o prazer em aprender conceitos, conteúdos e procedimentos matemáticos de práticas escolares e cotidianas.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Etnomatemática. Ensino e Aprendizagem. Geometria. Oficina Pedagógica.
Abstract
This qualitative study aims to describe and analyze the contributions of activities focusing on ethnomathematics developed in the pedagogical workshop “A different look at geometry in EJA”, as a methodological strategy of intervention research, carried out in the Axis VII class of Youth and Adult Education (EJA) in High School, in the first semester of 2018. The theoretical framework of this research discusses the teaching and learning processes of geometry in mathematics classes in EJA. The data were produced and analyzed through observations in the educational space of this teaching modality, questionnaires, conversation circles, pedagogical workshop, written narratives and the researchers' reflective diary. Data analysis indicates that mathematics teaching should provide more meaningful learning by valuing the prior knowledge that students have about the content present in their daily lives, in their work and in their culture. This research made it possible to understand the teaching and learning processes of geometry in mathematics classes in EJA. Finally, students' mathematical knowledge, through ethnomathematics, enables a critical analysis of reality and promotes socialization, critical sense and the pleasure in learning mathematical concepts, content and procedures from school and everyday practices.
Keywords: Youth and Adult Education. Ethnomathematics. Teaching and Learning. Geometry. Pedagogical Workshop.