Processos de Ensino e Aprendizagem da Geometria em Aulas de Matemática na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Kaline Moura dos Santos Universidade do Estado da Bahia. BA, Brasil. Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia. BA, Brasil.
  • Sidinéia Chagas Silva Universidade do Estado da Bahia. BA, Brasil. Escola Municipal Manoel Lopes Teixeira. BA, Brasil.
  • Sandra Alves de Oliveira Universidade do Estado da Bahia. BA, Brasil. Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira. BA, Brasil, Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação. MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7804-7197

Resumo

Este estudo de abordagem qualitativa tem como objetivo descrever e analisar as contribuições das atividades com enfoque na etnomatemática desenvolvidas na oficina pedagógica “Um olhar diferente sobre a geometria na EJA”, como uma estratégia metodológica da pesquisa-intervenção, realizada na turma do Eixo VII da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Médio, no primeiro semestre de 2018. O referencial teórico desta pesquisa discute os processos de ensino e aprendizagem da geometria em aulas de matemática na EJA. Os dados foram produzidos e analisados através de observações no espaço educativo dessa modalidade de ensino, questionários, rodas de conversa, oficina pedagógica, narrativas escritas e diário reflexivo das pesquisadoras. A análise dos dados indica que o ensino de matemática deve propiciar uma aprendizagem mais significativa com a valorização dos conhecimentos prévios que os(as) estudantes apresentam sobre os conteúdos presentes no seu cotidiano, no seu trabalho e na sua cultura. Esta pesquisa possibilitou a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem da geometria em aulas de matemática na EJA. Por fim, os conhecimentos matemáticos dos(as) estudantes, por meio da etnomatemática, possibilita uma análise crítica da realidade e promove a socialização, o senso crítico e o prazer em aprender conceitos, conteúdos e procedimentos matemáticos de práticas escolares e cotidianas.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Etnomatemática. Ensino e Aprendizagem. Geometria. Oficina Pedagógica.

Abstract

This qualitative study aims to describe and analyze the contributions of activities focusing on ethnomathematics developed in the pedagogical workshop “A different look at geometry in EJA”, as a methodological strategy of intervention research, carried out in the Axis VII class of Youth and Adult Education (EJA) in High School, in the first semester of 2018. The theoretical framework of this research discusses the teaching and learning processes of geometry in mathematics classes in EJA. The data were produced and analyzed through observations in the educational space of this teaching modality, questionnaires, conversation circles, pedagogical workshop, written narratives and the researchers' reflective diary. Data analysis indicates that mathematics teaching should provide more meaningful learning by valuing the prior knowledge that students have about the content present in their daily lives, in their work and in their culture. This research made it possible to understand the teaching and learning processes of geometry in mathematics classes in EJA. Finally, students' mathematical knowledge, through ethnomathematics, enables a critical analysis of reality and promotes socialization, critical sense and the pleasure in learning mathematical concepts, content and procedures from school and everyday practices.

Keywords: Youth and Adult Education. Ethnomathematics. Teaching and Learning. Geometry. Pedagogical Workshop.

Biografia do Autor

Kaline Moura dos Santos, Universidade do Estado da Bahia. BA, Brasil. Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia. BA, Brasil.

Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI, Caetité, Bahia. Professora de Matemática da rede estadual de Caetité, Bahia.

Sidinéia Chagas Silva, Universidade do Estado da Bahia. BA, Brasil. Escola Municipal Manoel Lopes Teixeira. BA, Brasil.

Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI, Caetité, Bahia. Professora de Matemática da rede municipal de Educação de Caetité, Bahia.

Sandra Alves de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia. BA, Brasil. Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira. BA, Brasil, Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação. MG, Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil. Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP. Docente na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII, Guanambi, Bahia. Docente no Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba, Bahia. Integra os Grupos de Pesquisas: NEPE/Campus XII/UNEB, GEM/UFSCar, GREPEM/UFJF. Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-7804-7197. E-mail: saoliveira@uneb.br

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Santos, K. M. dos, Silva, S. C., & Oliveira, S. A. de. (2025). Processos de Ensino e Aprendizagem da Geometria em Aulas de Matemática na Educação de Jovens e Adultos. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 18(1), 107–113. Recuperado de https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/13221

Edição

Seção

Artigos