Caracterização das Habilidades em Estatística Requeridas no Exame Nacional do Ensino Médio

Autores

  • Fabio Borges Ricci de Camargo Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil. https://orcid.org/0009-0003-7250-8655
  • Diego Fogaça Carvalho Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil. Universidade Anhanguera Unopar, Programa de Pós-Graduação em Metodologias para Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4984-6344
  • Hallynnee Hellenn Pires Rossetto Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil. Universidade Anhanguera Unopar, Programa de Pós-Graduação em Metodologias para Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2063-580X
  • Lucas Bocheneck de Oliveira Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil. https://orcid.org/0009-0007-2550-5194
  • Valdeci da Silva Araújo Universidade Anhanguera Unopar, Programa de Pós-Graduação em Metodologias para Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7196-8743

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n2p177-187

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado, que teve como objetivo: padronizar um protocolo para analisar como o Letramento Estatístico é caracterizado nas questões de Matemática e suas tecnologias do ENEM, que é o principal meio de avaliação do rendimento dos estudantes concluintes do Ensino Médio. Como referência, foi tomada como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Matriz de Referência do ENEM e o trabalho do pesquisador Iddo Gal (2002), que propôs um grupo de habilidades e atitudes, ligadas às capacidades de interpretar, avaliar criticamente e comunicar sobre informações e mensagens estatísticas, conhecimentos fundamentais ao cotidiano do cidadão, tendo em vista que contribui para a tomada de decisões pessoais com base em informações numéricas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental que se fundamentou, do ponto de vista metodológico, na Análise de Conteúdo de Bardin (2011) para analisar as questões de Matemática e suas Tecnologias entre os anos de 2015 a 2021. Pode-se interpretar que, apesar de expressar preocupação quanto a essa competência, a prova é focada na resolução prática de exercícios e pouco na análise crítica do contexto social, histórico, econômico ou cultural na qual a questão encontra-se ancorada.

Palavras-chave: Letramento Estatístico. ENEM. Ensino Médio. Análise de Conteúdo.

Abstract
This paper is an excerpt from a master's thesis aimed at standardizing a protocol to analyze how Statistical Literacy is characterized in the Mathematics and its Technologies questions of the ENEM (National High School Exam), which is the main means of evaluating the performance of high school graduates. The study used the National Education Guidelines and Framework Law (LDB), the ENEM Reference Matrix, and the work of researcher Iddo Gal (2002) as references. Gal proposed a set of skills and attitudes related to the abilities to interpret, critically evaluate, and communicate statistical information and messages—fundamental knowledge for everyday life, as it contributes to personal decision-making based on numerical information. This is a qualitative documentary research grounded in Bardin’s Content Analysis (2011) to examine Mathematics and its Technologies questions from 2015 to 2021. It can be interpreted that, despite expressing concern regarding this competence, the exam focuses more on practical problem-solving and less on the critical analysis of the social, historical, economic, or cultural context in which the question is situated.

Keywords: Statistical Literacy. ENEM. High School. Content Analysis.

Biografia do Autor

Fabio Borges Ricci de Camargo, Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Anhangura - UNIDERP (2013) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2022). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e docência em Engenharia Elé

Hallynnee Hellenn Pires Rossetto, Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil. Universidade Anhanguera Unopar, Programa de Pós-Graduação em Metodologias para Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, PR, Brasil.

É graduada em Licenciatura em Matemática pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2009). Possui mestrado e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL - Universidade Estadual de Londrina. É membro do GEPAEM - Grupo de Estudo e Pesquisa em Avaliação e Ensino de Matemática - UFMA e do GEPEMA - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação - UEL. Atualmente é docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras Unopar e do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Anhanguera - Uniderp.

Lucas Bocheneck de Oliveira, Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2015), Especializações em Psicopedagogia Institucional (2017) e Educação Matemática - Estratégias, Métodos e Tecnologias (2020) ambos pela instituição supracitada. Mestrando do programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Uniderp

Valdeci da Silva Araújo, Universidade Anhanguera Unopar, Programa de Pós-Graduação em Metodologias para Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, PR, Brasil.

Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias na Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2017), Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Paranaense - FACCAR (2002), graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2011), licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2011). Especialização em Controladoria e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR (2004). Atualmente é professor da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, Anhanguera - UNIDERP e professor no ensino fundamental II da Escola Educativa de Londrina.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

Camargo, F. B. R. de, Carvalho, D. F., Rossetto, H. H. P., Oliveira, L. B. de, & Araújo, V. da S. A. (2024). Caracterização das Habilidades em Estatística Requeridas no Exame Nacional do Ensino Médio. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 17(2), 177–187. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n2p177-187

Edição

Seção

Artigos