Caracterização das Habilidades em Estatística Requeridas no Exame Nacional do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n2p177-187Resumo
Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado, que teve como objetivo: padronizar um protocolo para analisar como o Letramento Estatístico é caracterizado nas questões de Matemática e suas tecnologias do ENEM, que é o principal meio de avaliação do rendimento dos estudantes concluintes do Ensino Médio. Como referência, foi tomada como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Matriz de Referência do ENEM e o trabalho do pesquisador Iddo Gal (2002), que propôs um grupo de habilidades e atitudes, ligadas às capacidades de interpretar, avaliar criticamente e comunicar sobre informações e mensagens estatísticas, conhecimentos fundamentais ao cotidiano do cidadão, tendo em vista que contribui para a tomada de decisões pessoais com base em informações numéricas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental que se fundamentou, do ponto de vista metodológico, na Análise de Conteúdo de Bardin (2011) para analisar as questões de Matemática e suas Tecnologias entre os anos de 2015 a 2021. Pode-se interpretar que, apesar de expressar preocupação quanto a essa competência, a prova é focada na resolução prática de exercícios e pouco na análise crítica do contexto social, histórico, econômico ou cultural na qual a questão encontra-se ancorada.
Palavras-chave: Letramento Estatístico. ENEM. Ensino Médio. Análise de Conteúdo.
Abstract
This paper is an excerpt from a master's thesis aimed at standardizing a protocol to analyze how Statistical Literacy is characterized in the Mathematics and its Technologies questions of the ENEM (National High School Exam), which is the main means of evaluating the performance of high school graduates. The study used the National Education Guidelines and Framework Law (LDB), the ENEM Reference Matrix, and the work of researcher Iddo Gal (2002) as references. Gal proposed a set of skills and attitudes related to the abilities to interpret, critically evaluate, and communicate statistical information and messages—fundamental knowledge for everyday life, as it contributes to personal decision-making based on numerical information. This is a qualitative documentary research grounded in Bardin’s Content Analysis (2011) to examine Mathematics and its Technologies questions from 2015 to 2021. It can be interpreted that, despite expressing concern regarding this competence, the exam focuses more on practical problem-solving and less on the critical analysis of the social, historical, economic, or cultural context in which the question is situated.
Keywords: Statistical Literacy. ENEM. High School. Content Analysis.