Conteúdo e Ensino de Frações para Alunos Cegos ou Com Baixa Visão: uma Revisão Sistemática de Literatura
Resumo
A profissão docente requer, pelo menos, dois conhecimentos essenciais: conteúdo e ensino. Especificamente, o conteúdo de fração é um componente significativo do currículo do ensino fundamental e médio. Educadores e pesquisadores de matemática reconhecem números fracionários, e suas operações podem ser particularmente desafiadoras para professores ensinarem e alunos compreenderem, especialmente para aqueles que são cegos ou têm baixa visão. Nosso objetivo é descrever uma revisão sistemática da literatura (RSL) para identificar o conhecimento e as estratégias pedagógicas que professores no ensino fundamental e médio implementam para ajudar alunos cegos e com baixa visão a construir o conceito de fração. Três estudos atenderam aos nossos critérios de inclusão. Nossa RSL destacou que os professores têm uma compreensão limitada do conceito e do ensino de frações. Além disso, os estudos revisados mostraram que adaptar materiais manipuláveis pode melhorar a compreensão dos conceitos de fração, particularmente da perspectiva de partição. Dada a importância deste tópico para as comunidades educacional e de pesquisa, recomendamos investigações adicionais que expandam e aprofundem o envolvimento de alunos cegos e com baixa visão. Isso inclui experimentar métodos de ensino em sala de aula com alunos cegos e videntes, garantindo que as estratégias beneficiem ambos os grupos simultaneamente. Esta abordagem visa a abraçar o profundo significado da inclusão.
Palavras-chave: Conhecimento de Professor. Estratégias de Ensino. Fração. Aluno Cego e com Baixa Visão.
Abstract
The teaching profession requires at least two core knowledge: content and teaching. Specifically, the content of fractions is a significant component of the elementary and secondary school curriculum. Mathematics educators and researchers recognize fractional numbers, and their operations can be particularly challenging for teachers to teach and students to understand, especially for those who are blind or have low vision. We aim to describe a systematic literature review (SLR) to identify the knowledge and pedagogical strategies teachers in elementary and secondary education implement to help blind and low-vision students understand the fraction concept. Three studies met our inclusion criteria. Our SLR highlighted that teachers have a limited understanding of the concept and teaching of fractions. Additionally, the studies reviewed showed that adapting manipulative materials can enhance the understanding of fraction concepts, particularly from the partitioning perspective. Given the significance of this topic for both the educational and research communities, we recommend further investigations that expand and deepen the engagement of blind and low-vision students. This includes experimenting with classroom teaching methods with both blind and sighted students, ensuring that strategies benefit both groups simultaneously. This approach aims to embrace the profound meaning of inclusion.
Keywords: Teacher Knowledge. Teaching Strategies. Fraction. Blind and low-Vision Students.