Do Movimento Formativo à uma Análise Sob a Perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino (AOE): Narrativas de Professores em Atividade
Resumo
Neste artigo, apresentamos elementos da Teoria da Atividade e da Teoria Histórico-Cultural, mobilizados durante um projeto formativo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais da educação básica (1º ao 5º ano). Nosso objetivo é analisar como estes conceitos se expressam nas narrativas dos professores, propondo uma reflexão sobre o movimento da teoria imerso à experiência formativa. Os dados analisados foram produzidos a partir de narrativas elaboradas seguindo os parâmetros metodológicos da História Oral (HO). Na análise, destacamos trechos de narrativas que evidenciam aspectos como: motivação a partir de uma necessidade, ações, operações e o trabalho coletivo, que são elementos presentes na teoria Histórico-cultural e na Atividade, evidenciando nesse movimento, a reflexão dos professores sobre o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A investigação ocorreu no espaço da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM), um projeto de extensão vinculado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, e faz parte de novos desdobramentos de uma dissertação de mestrado defendida no ano de 2022, em que o foco de pesquisa se concentrou nos professores que lecionam matemática nos anos iniciais da educação básica no município de Piraquara-PR.
Palavras-chave: Teoria Histórico-Cultural. Teoria da Atividade. Formação de Professores. História Oral.
Abstract
In this article, we present elements of Activity Theory and Historical-Cultural Theory, mobilized during a training project with teachers who teach mathematics in the initial years of basic education. Our objective is to analyze how these concepts are expressed in teachers' narratives, proposing a reflection on the movement of theory immersed in the formative experience. The data analyzed were produced from narratives, following the methodological parameters of Oral History (OH). In the analysis, we highlighted excerpts from narratives that highlight aspects such as: motivation based on a need, actions, operations and collective work, which are elements present in the Activity theory, highlighting the teachers' reflection on the process of teaching and learning Mathematics. The investigation took place in the space of the Oficina Pedagógica de Matemática (OPM), an extension project linked to the Federal Technological University of Paraná, Campus Curitiba, and is part of new developments of a master's thesis defended in 2022, in which our research focus focused on teachers who teach mathematics in the initial years of basic education in the city of Piraquara-PR.
Keywords: Historical-Cultural Theory. Activity Theory. Teacher training. Oral History.