Um Estudo Sobre Conhecimentos Necessários ao Futuro Professor de Matemática para a Exploração de Séries no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n1p22-30

Resumo

O artigo discute parte dos dados obtidos em um processo formativo que integrou a tese de doutorado do primeiro autor, cujo objetivo foi investigar os conhecimentos necessários ao futuro professor de Matemática para explorar noções de sequência, série e limite no Ensino Médio. Os dados foram coletados por meio de um questionário inicial e discussões em dois encontros com sete estudantes da Licenciatura em Matemática totalmente online de um centro universitário privado de São Paulo. O marco teórico baseou-se nas concepções de Tall e Vinner sobre imagem conceitual e nos estudos de Ball, Thames e Phelps sobre conhecimento profissional do professor de Matemática, especialmente o conhecimento especializado do conteúdo. A análise dos dados revelou que os participantes apresentaram dificuldades em identificar a regularidade das parcelas de uma série infinita e compreender o conceito de limite. No entanto, durante as discussões sobre as atividades propostas, houve progresso na compreensão desses conceitos, especialmente em relação às séries convergentes e divergentes. O artigo conclui ressaltando a importância de abordagens que favorecem a compreensão gradual e a antecipação de conceitos fundamentais ainda no Ensino Médio, como o de limite de sequências e series numéricas, para favorecer o desenvolvimento da abstração e generalização, além de facilitar a aprendizagem futura de conceitos do Cálculo Diferencial.

Palavras-chave: Educação Matemática. Licenciatura em Matemática. Conhecimento Matemático para o Ensino. Ensino de Séries e Limite.

Abstract
The article discusses part of the data obtained in a training process that was part of the first author's doctoral thesis, whose objective was to investigate the knowledge necessary for future Mathematics teachers to explore notions of sequence, series and limits in High School. Data were collected through an initial questionnaire and discussions in two meetings with seven fully online Mathematics Degree students from a private university center in São Paulo. The theoretical framework was based on Tall and Vinner's conceptions of conceptual image and the studies of Ball, Thames and Phelps on Mathematics teachers' professional knowledge, especially specialized content knowledge. Data analysis revealed that participants had difficulties in identifying the regularity of the installments of an infinite series and understanding the concept of limit. However, during discussions about the proposed activities, there was progress in understanding these concepts, especially in relation to convergent and divergent series. The article concludes by highlighting the importance of approaches that favor the gradual understanding and anticipation of fundamental concepts, such as the limit of sequences and numerical series, to favor the development of abstraction and generalization, in addition to facilitating future learning of Differential Calculus concepts.

Keywords: Mathematics Education. Initial Training for Mathematics Teachers. Mathematical Knowledge for Teaching. Teaching Series and Limits.

Biografia do Autor

Ricardo Fernando de Souza, Faculdade das Américas. SP, Brasil.

Doutor em Educação Matemática (2023) pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2019) pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) e Especialista em Educação Matemática: Competências, Habilidades e Significados (2018) pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Bacharel e licenciado em Química (2007) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bernardo do Campo (FASB). Licenciado em Matemática (2016), Licenciado em Física (2017) pela Universidade Metropolitana de Santos - (UNIMES). Bacharelando em Matemática (UNINTER). É professor de Educação à Distância - EaD nos cursos de graduações nas áreas de Engenharias, Tecnologia da Informação, Empreendedorismo e nas Licenciaturas em Matemática e Pedagogia no Centro Universitário das Américas - FAM. Atua na Educação Básica no Ensino Fundamental II Anos Finais e Ensino Médio no colégio Visconde de Itaboraí. Atuou na docência nos Cursos Profissionalizante em Eletrotécnica e Radiologia ministrando aulas de Matemática Aplicada na Instituição Cursos Técnicos Grau Técnico. Membro do (GPEnCIEMAT) - Grupo de Pesquisa no Ensino de Ciências e Educação Matemática. Estuda, ensina, pesquisa e publica nas áreas de concentração em Educação Matemática e no Ensino de Ciências e Matemática nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem de Matemática e suas tecnologias; Desenvolvimento Curricular e Formação de Professores que ensinam matemática; Políticas Públicas de Educaçã

Ruy Cesar Pietropaolo, Unian, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. SP, Brasil. Unopar, Programa de Pós-Graduação em Metodologias para Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

Licenciado em Matemática e Pedagogia. Possui mestrado em Educação (Currículo) e doutorado em Educação Matemática pela PUC/SP. Prêmio CAPES de Teses em 2006 de melhor tese da área de Ensino. Recebeu o título de Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito Educativo, Ministério da Educação do Brasil (2018).Orienta doutorado e é docente do corpo permanente e coordenador do programa de Pós-graduação em Educação Matemática, stricto sensu, da Universidade Anhanguera de São Paulo. Desenvolve pesquisas sobre currículos de Matemática na Educação Básica. Faz também pesquisas sobre a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática, sobre o ensino de Probabilidade e Estatística e sobre História da Educação Matemática. Organizou e coordenou cursos em Programas de Formação de Professores na rede pública de São Paulo. Foi Professor assistente do Departamento de Matemática da PUC/SP. Coordenou projeto financiado pela Capes relativo ao Programa Observatório da Educação (dois projetos). Presta assessoria a Fundações para elaboração de Matrizes de Referências e análise de resultados de Avaliações Externas. Participou como elaborador dos PCN para o Ensino Fundamental. Participou como elaborador da Proposta Curricular de Matemática do Estado de São Paulo de 1987/1988 e da Nova Proposta em 2010. Membro da equipe de elaboração da Base Nacional Comum Curricular da área Matemática (BNCC) 1ª e 2ª versões (preliminares) e redator da 3ª versão do ensino Fundamental e elaboração da BNCC do Ensino Médio.

Angélica da Fontoura Garcia Silva, Unopar, Programa de Pós-Graduação em Metodologias para Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

Possui graduação em licenciatura em Matemática, doutora em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós graduados em Educação Matemática da PUC-SP, mestre em Educação pelo Programa Educação: História Política e Sociedade da PUC-SP . Fez estágio de doutoramento Sandwich em 2006, na Escola Superior de Educação de Lisboa sob a supervisão da professora Maria de Lurdes Serrazina. É professora contratada pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo . Desenvolve atividade de pesquisa sobre o Formação de Professores que ensinam Matemática. Participa do grupo de pesquisa: Observatório da Educação. Os resultados de pesquisa foram publicados em anais de congressos nacionais e internacionais na área

Downloads

Publicado

2024-06-26

Como Citar

Souza, R. F. de, Pietropaolo, R. C., & Silva, A. da F. G. (2024). Um Estudo Sobre Conhecimentos Necessários ao Futuro Professor de Matemática para a Exploração de Séries no Ensino Médio. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 17(1), 22–30. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n1p22-30

Edição

Seção

Artigos