Atividade de Programação Computacional para a Aprendizagem de Matemática na Educação Básica

Autores

  • Odete Sidericoudes Universidade Anhanguera Unopar, Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.
  • Maria Elisabette Brisola Brito Prado Universidade Anhanguera Unopar, Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.
  • Fátima Aparecida da Silva Dias Universidade Anhanguera Unopar, Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil. Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.
  • Viviane Aparecida Bento Universidade Anhanguera Unopar, Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.
  • Tatiane Caldeira dos Santos Bernardo Universidade Anhanguera Unopar, Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.
  • Michel dos Santos Silva Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.

Resumo

O uso da tecnologia na educação já tem uma história de quatro décadas, no entanto, a realidade nos mostra que há um descompasso entre o rápido e grande avanço das tecnologias e o processo de apropriação do seu uso pedagógico no contexto escolar. Esse descompasso é preocupante, pois a sociedade atual está cada vez mais tecnológica e demanda da educação preparar os estudantes para desenvolver competências e habilidades para lidar com as características da cultura digital. A Base Nacional Comum Curricular – BNCC orienta a importância da integração das tecnologias na Educação Básica, inclusive, na área de Matemática destaca também o Pensamento Computacional. Como este conceito se pauta nas ideias de Papert, desde a criação da Linguagem de Programação Logo, este artigo que se trata de um estudo teórico tem por objetivo apresentar e discutir características da atividade de programação em Logo que exploram conceitos matemáticos, relacionados à Geometria Plana, Geometria Analítica e Trigonometria utilizados na Educação Básica. Este olhar para passado nos faz refletir sobre o presente e as demandas que se desenham frente ao avanço das tecnologias digitais e o contexto educacional, isto porque, a atividade de programação Logo imprimi uma nova maneira de o aluno aprender matemática pautada nos pressupostos construcionistas, que se viabiliza por meio da espiral de aprendizagem. Para tanto, é necessário propiciar a formação inicial e continuada do professor numa perspectiva que contempla a integração dos conhecimentos pedagógicos, tecnológicos e do conteúdo, neste caso, matemático.

Palavras-chave: Linguagem de Programação Logo. Matemática. Construcionismo. Espiral da Aprendizagem.

Abstract
The use of technology in education has a history of four decades. However, reality shows us that there is a mismatch between the rapid and great advancement of technologies and the process of appropriation of their pedagogical use in the school context. This mismatch is worrying, since today's society is increasingly technological and demands that education prepare students to develop skills and abilities to deal with the characteristics of digital culture. The National Common Curricular Base - BNCC guides the importance of integrating technologies in Basic Education, including in the area of Mathematics, also highlighting Computational Thinking. Since this concept is based on Papert's ideas, since the creation of the Logo Programming Language, this article, which is a theoretical study, aims to present and discuss characteristics of the Logo programming activity that explore mathematical concepts, related to Plane Geometry, Analytical Geometry and Trigonometry used in Basic Education. This look at the past makes us reflect on the present and the demands that arise in the face of the advancement of digital technologies and the educational context, because the Logo programming activity provides a new way for students to learn mathematics based on constructionist assumptions, which is made possible through the learning spiral. To this end, it is necessary to provide initial and ongoing teacher training from a perspective that includes the integration of pedagogical, technological and content knowledge, in this case, mathematics.

Keyword: Logo Programming Language. Mathematics. Constructionism. Learning Spiral.

Publicado

2024-10-07

Como Citar

Sidericoudes, O., Prado, M. E. B. B., Dias, F. A. da S., Bento, V. A., Bernardo, T. C. dos S., & Silva, M. dos S. (2024). Atividade de Programação Computacional para a Aprendizagem de Matemática na Educação Básica. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 17(2), 215–222. Recuperado de https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/12771

Edição

Seção

Artigos