Contribuições da Atividade Orientadora de Ensino para a Discussão de Conceitos Matemáticos na Formação de Professores: uma Revisão Integrativa
Resumo
O objetivo consiste em compreender as possibilidades de desenvolvimento da formação de professores que ensinam à luz da Atividade Orientadora de Ensino. O estudo consiste em uma revisão integrativa realizada com base em uma busca por artigos no Portal de Periódicos da Capes e portal SciELO, utilizando como descritores de busca: atividade orientadora de ensino, formação de professores e formação docente, sendo que a pesquisa utilizou como recorte temporal o período entre 2013 e 2023. Foram encontrados 194 artigos na plataforma da Capes quatro artigos e na plataforma SciELO; após a análise dos títulos, resumos, palavras-chave, introdução e conclusão, 17 artigos foram selecionados para uma leitura na íntegra. A partir da leitura dos artigos, elegeram-se as categorias: experimento formativo, Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDAs) e conhecimento matemático. Essas categorias tornaram-se de suma importância para o embasamento teórico da pesquisa, para responder à questão norteadora e discutir os assuntos abordados. Constatou-se que uma formação de professores, à luz da Atividade Orientadora de Ensino, torna-se mais significativa quando é formada na constituição de um coletivo, com elementos de um experimento coletivo, por meio de SDAs que proporcionem a discussão de conceitos matemáticos em nível teórico.
Palavras-chave: Atividade Orientadora de Ensino. Formação de Professores. Revisão Integrativa.
Abstract
The aim consists of understanding the development possibilities of teacher training within the Teaching Guiding Activity framework. The study consists of an integrative review based on papers found in the CAPES Periodicals Portal and the SciELO portal, using the following search descriptors: teaching guiding activity, teacher’s training and teacher training, we highlight that the research used the timeframe from 2013 to 2023. We found 194 papers in the Capes portal and four papers in the SciELO portal; after analyzing the titles, abstracts, keywords, introduction and conclusion, 17 papers were selected to be read in full. After reading the papers, the following categories were selected: training experiment, learning triggering situations and mathematical knowledge. These categories were extremely important to the literature review, to address the guiding question and to discuss the topics. We concluded that teacher training guided by the Teaching Guiding Activity becomes more significant when it is formed within the constitution of a collective, with elements from a collective experiment through Learning Triggering Situations that allow for the discussion of mathematical concepts on a theoretical level.
Keywords: Teaching Guiding Activity. Teacher Training. Integrative Review.