Investigação da Aprendizagem de Conceitos de Estatística no Ensino Médio Subsidiada pela Modelagem Matemática

Autores

  • Ajineudo Ferreira da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Ensino. RN, Brasil.
  • Glaydson Francisco Barros de Oliveira Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Departamento de Ciências Exatas e Naturais. RN, Brasil.
  • Otávio Floriano Paulino Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Departamento de Ciências Exatas e Naturais. RN, Brasil.

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento feito por estudantes acerca do número de plantas pertencentes a um bioma, de modo a proporcionar aprendizagem sobre variabilidade estatística, objetivando investigar suas contribuições para a aprendizagem dos estudantes do ensino médio de uma escola pública no município de Lucrécia-RN. Para tanto, fundamentado no que preconizam o Referencial Curricular Potiguar e a Base Nacional Comum Curricular, adotou-se a modelagem matemática e a atividade de campo como metodologias de aprendizagem, e ainda os processos investigativos propostos por Veleda e Burak (2020), contextualizados na estatística. Como resultado da investigação, pôde-se concluir que os estudantes apresentaram importante evolução no saber estatístico e desenvolveram criticidade quanto a questões como desmatamento e seus impactos ambientais, diminuição de espécies arbóreas, importância dos insetos para a produção agrícola e a desertificação, todas a partir das interpretações de seus próprios resultados.

Palavras-chave: Estatística. Modelagem Matemática. Atividade Investigativa.

Abstract

This article presents a mapping made by students about the number of plants belonging to a biome, in order to provide learning about statistical variability, aiming to investigate their contributions to the learning of high school students from a public school in the municipality of Lucrécia-RN. For that purpose, based on what the Potiguar Curricular Reference and the National Common Curricular Base recommend, mathematical modeling and field activity as learning methodologies and the investigative processes proposed by Veleda and Burak (2020) were contextualized in statistics. As result of the investigation, it could be concluded that the students presented an important evolution in their statistical knowledge and developed criticality regarding issues such as deforestation and its environmental impacts, reduction of tree species, importance of insects for agricultural production and desertification, all based on interpretations of their own results.

Keywords: Statistics. Mathematical Modeling. Investigative Activity.

Publicado

2025-01-15

Como Citar

Silva, A. F. da, Oliveira, G. F. B. de, & Paulino, O. F. (2025). Investigação da Aprendizagem de Conceitos de Estatística no Ensino Médio Subsidiada pela Modelagem Matemática. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 17(3). Recuperado de https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/12730

Edição

Seção

Artigos