Uso de Videoaulas como Ferramenta para o Ensino de Cálculo

Autores

  • Jaqueline Maria da Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia. MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n2p195-200

Resumo

Este trabalho propõe a discussão de uma prática pedagógica aplicada usando videoaulas organizadas na plataforma Cevibra usadas como ferramenta complementar de estudo para atender conteúdos de Cálculo 1, visando resolver problemas propostos em sala de aula e avaliar os efeitos da utilização da Metodologia Baseada em Problemas (MBP) mediada por videoaulas no aprendizado dos estudantes. A escolha de Cálculo 1 justificou-se pela alta taxa de reprovação entre os alunos matriculados, o que inclui um número elevado de evasão e, consequentemente, do curso do qual faz parte. Para a construção desta prática de ensino, estudantes matriculados no primeiro período do curso de Ciência e Tecnologia de uma universidade do interior de Minas Gerais foram entrevistados usando o Google Formulário. As videoaulas foram usadas para propor e auxiliar na resolução de problemas. A MBP foi escolhida por proporcionar o estudo da utilização da resolução de problemas aplicados em diversas áreas como como proposta para discutir o estudo e para atenuar as taxas de evasão e retenção em Cálculo 1. Os dados foram analisados e organizados forma a identificar os aspectos da prática pedagógica que promoveram afastamento ou aproximação entre estudantes e conteúdos abordados.

Palavras-chave: Cálculo 1. Ensino e Aprendizagem. Videoaulas

Abstract
This work proposes a discussion of a pedagogical practice using educational videos organized on the Cevibra platform as a complementary study tool to specifical Calculus 1 content, aiming to solve problems proposed in the classroom and analyze the effect of using Problem-Based Learning (PBL) methodology with videoclasses on the student’s learning proccess. The choice of the subject in question was justified by the high failure rate among student enrolled in Calculus 1, which includes a high number of dropouts and, consequently, also from the course of which it is part. To build this teaching practice, students enrolled in the first period of the Science and Technology curse on a university in Minas Gerais were interviewed using Google Forms. The educational videos proposed by the teacher were used to assist in solving problems. PBL was chosen to be used because it provides the study of problem solving applied in different areas as a proposal to discuss the study and to mitigate dropout and retention rates in Calculus 1. The data were analyzed and organized to identify the aspects of the pedagogical practice that promoted distance or proximity between students and contents covered in Calculus 1.

Keywords: Calculus 1. Teaching and Learning. Educational Videos.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

Silva, J. M. da. (2024). Uso de Videoaulas como Ferramenta para o Ensino de Cálculo. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 17(2), 195–200. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n2p195-200

Edição

Seção

Artigos