Jogos Digitais e Matemática no Ensino Fundamental: uma Revisão Sistemática

Autores

  • João Francisco Staffa da Costa Rede Municipal de Educação de Porto Alegre. RS, Brasil. Rede Estadual do Rio Grande do Sul. RS, Brasil. Universidade Federal de Alagoas, Curso de Matemática. AL, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n2p159-170

Resumo

Jogos digitais podem ser utilizados como recursos didáticos em diferentes componentes curriculares, para o ensino e aprendizagem de conteúdos escolares. O objetivo deste artigo é realizar uma revisão sistemática de literatura (RSL) sobre a utilização de jogos digitais para o ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental. A questão de pesquisa que desencadeou esse estudo foi: Quais e de que modo os jogos digitais estão sendo utilizados para o ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental? Para a obtenção do corpus de pesquisa, realizou-se uma busca a partir da plataforma Google Acadêmico, considerando os seguintes descritores: “jogos digitais”, “matemática” e “ensino fundamental”, em Língua Portuguesa. Foram selecionados sete artigos para análise, após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos. Concluiu-se que diferentes tipos de jogos digitais estão sendo utilizados para ensinar conceitos de Matemática, ainda que a finalidade inicial desses recursos não seja esta, de modo que os professores fazem alguma adaptação ao jogo para que ele possa servir ao objetivo de ensino. Verificou-se, também, que os jogos estão sendo utilizados para exercitar as funções executivas simples (memória operacional, controle inibitório e flexibilidade cognitiva) e complexas (dentre elas, o raciocínio), que são fundamentais à aprendizagem Matemática e ao auxílio de estudantes com alguma deficiência e que treinem habilidades que são pré-requisitos para a aprendizagem de Matemática.

Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem. Matemática. Recursos Didáticos. Ensino Fundamental.

Abstract
Digital games can be used as didactic resources in different curricular components to teach and learn at school. The aim of this article is to carry out a systematic literature review (SLR) on the use of digital games to teach and learn mathematics in Elementary School. The research question of this study was: Which and how digital games are being used to teach and learn mathematics in Elementary School? To obtain the research corpus, a search was carried out using Google Scholar, considering the descriptors “digital games”, “mathematics” and “elementary education”, in Portuguese. Seven articles were selected for analysis, after applying previously established inclusion and exclusion criteria. It was concluded that different types of digital games are being used to teach mathematics concepts, even if this is not the initial purpose of these resources. It was also verified that the games are being used to exercise the simple and complex executive functions, which are fundamental to learn mathematics and to help students with disabilities and who need to train skills that are prerequisites to learn mathematics.

Keywords: Teaching and Learning. Didactic Resources. Elementary School.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

Costa, J. F. S. da. (2024). Jogos Digitais e Matemática no Ensino Fundamental: uma Revisão Sistemática: . Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 17(2), 159–170. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n2p159-170

Edição

Seção

Artigos