Mapeamento de Artigos Científicos Publicados em Periódicos Sobre a Comunicação Matemática na Sala de Aula
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n1p78-89Resumo
O presente estudo apresenta um mapeamento de artigos científicos que abordam a comunicação matemática na sala de aula, envolvendo alunos e professores. O objetivo principal foi discutir os principais aspectos da comunicação matemática em sala de aula, considerados em artigos científicos, e fatores que a influenciam. A busca foi realizada no Portal de Periódicos da Capes, utilizando a expressão “comunicação matemática” como palavra-chave, resultando em 38 artigos. Com a leitura dos resumos, foram identificados o(s) objetivo(s), objeto de estudo e sujeitos envolvidos em cada investigação, admitindo como critério de seleção artigos empíricos que tratassem da comunicação matemática envolvendo professores e alunos. Posteriormente, os artigos selecionados foram lidos na íntegra, elucidando aspectos metodológicos, conceituais e de resultados para determinar as unidades de análise. A partir disso, observou-se que apenas treze trabalhos contemplavam integralmente os critérios de seleção para compor o corpus analítico deste estudo. As unidades de análise indutivamente estruturadas incluem estilos de comunicação em sala de aula, modos de promover a comunicação, papel do professor para promover comunicação, formas de comunicação e aspectos comunicativos na Matemática. O mapeamento evidencia, assim, a importância da comunicação para promover aprendizagem matemática e interação efetiva entre professor(es) e alunos. Os resultados do estudo têm implicações relevantes para aprimorar as práticas de ensino e podem orientar futuras pesquisas no campo da comunicação matemática em sala de aula.
Palavras-chave: Mapeamento. Comunicação Matemática. Interação. Aprendizagem.
Abstract
This study reports a mapping of scientific articles that address mathematical communication in the classroom, involving students and teachers. The main objective was to discuss the main aspects of mathematical communication in the classroom considered in scientific articles and factors that influence it. The search was carried out on Capes Periodicals Portal, using the expression “mathematical communication” as a keyword, resulting in 38 articles. By reading the abstracts, the objective(s), object of study and subjects involved in each investigation were identified, admitting as selection criteria empirical articles that dealt with mathematical communication involving teachers and students. Subsequently, selected articles were read in full, elucidating methodological, conceptual and results aspects to determine the units of analysis. Based on this, it was observed that only thirteen works fully covered the selection criteria to compose the analytical corpus of this study. Inductively structured units of analysis include communication styles in the classroom, ways of promoting communication, the role of the teacher in promoting communication, forms of communication and communicative aspects in Mathematics. The mapping thus highlights the importance of communication to promote mathematical learning and effective interaction between teacher(s) and students. Findings in the study have relevant implications for improving teaching practices and may guide future research in mathematical communication field in the classroom.
Keywords: Mapping. Mathematical Communication. Interaction. Learning.