Como os Laboratórios Makers são Utilizados no Ensino e Aprendizagem de Matemática? Uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores

  • Eduardo Meliga Pompermayer Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Canoas. RS, Brasil. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática. RS, Brasil.
  • Marcus Vinícius de Azevedo Basso Universidade Federal do Rio Grande do Sul. RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n2p208-214

Resumo

A preocupação com novos métodos de ensino e aprendizagem em matemática é constante nos debates entre pesquisadores da área. A busca por esses métodos de ensino é importante para uma modernização da sala de aula e um recurso que pode auxiliar nesse processo são os laboratórios makers. Com o objetivo de analisar quais são as iniciativas adotadas por pesquisadores para o ensino e aprendizagem de matemática dentro dos espaços makers, é apresentada nesse artigo uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). A pesquisa é norteada por três perguntas: (1) Como estão sendo utilizados os espaços makers no ensino de matemática? (2) Existem metodologias estruturadas pensadas para a utilização de espaços makers? (3) Quais são os aportes teóricos utilizados para os estudos aplicados em espaços makers? Após aplicada a metodologia da RSL, foram selecionados quatorze artigos que tratam do tema, os quais foram pesquisados em bases internacionais de grande abrangência e em três línguas: português, espanhol e inglês. A partir de uma análise qualitativa desses trabalhos foi possível verificar que existem iniciativas que apresentam resultados promissores para o ensino e aprendizagem de matemática em espaços makers. As quais, em sua maioria, com público-alvo os alunos, sendo necessário uma atenção maior a formação docente. Além disso, é necessário buscar criar estruturas que possam ser facilmente replicáveis em diferentes realidades e de forma integrada ao currículo escolar, não apenas em atividades isoladas. Ainda, os aportes teóricos são os mais variados possíveis, tendo como destaque a utilização do Construcionismo como base para boa parte dos estudos.

Palavras chaves: Ensino de Matemática. Aprendizagem Matemática. Laboratórios Makers. Espaços de Criação.

Abstract
The concern for new methods of teaching and learning mathematics is a constant topic of discussion among researchers in the field. The search for these teaching methods is essential for modernizing the classroom, and one resource that can assist in this process is maker labs. This article presents a Systematic Literature Review (SLR) with the aim of analyzing the initiatives adopted by researchers for teaching and learning mathematics within maker spaces. The research is guided by three questions: (1) How are maker spaces being used in the teaching of mathematics? (2) Are there structured methodologies designed for the use of maker spaces? (3) What theoretical frameworks are employed in studies conducted in maker spaces? Following the application of the SLR methodology, fourteen articles addressing this topic were selected, which were researched in internationally comprehensive databases and in three languages: Portuguese, Spanish, and English. Through a qualitative analysis of these works, it was possible to identify initiatives that show promising results for the teaching and learning of mathematics in maker spaces, primarily targeting students, necessitating greater attention to teacher training. Furthermore, it is necessary to create structures that can be easily replicable in different contexts and integrated into the school curriculum, rather than as isolated activities. Additionally, the theoretical frameworks vary widely, with Constructionism standing out as the foundation for a significant portion of the studies.

Keywords: Mathematics Teaching. Mathematics Learning. Makers Laboratories. Creation Spaces.

Biografia do Autor

Marcus Vinícius de Azevedo Basso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. RS, Brasil.

Com graduação em Matemática (1985), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento (1996) e doutorado em Informática na Educação (2003) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, é professor titular do Instituto de Matemática e Estatística da UFRGS. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Tecnologia Digitais e Aprendizagem em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais na Educação Matemática, psicologia cognitiva e formação de professores nos Programas de Pós-graduação em Ensino de Matemática e Informática na Educação da UFRGS. Atualmente é diretor do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) e coordena o Centro de Formação Continuada de Professores (FORPROF) da UFRGS.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

Pompermayer, E. M., & Basso, M. V. de A. (2024). Como os Laboratórios Makers são Utilizados no Ensino e Aprendizagem de Matemática? Uma Revisão Sistemática da Literatura. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 17(2), 208–214. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n2p208-214

Edição

Seção

Artigos