Um Panorama de Pesquisas Sobre o uso de Jogos de Regras na Educação Matemática a partir da Epistemologia Genética
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n1p58-68Resumo
O presente artigo, de abordagem qualitativa, na modalidade de estudo bibliográfico, objetivou realizar uma revisão sistemática acerca dos estudos que relacionaram o uso de jogos de regras na educação matemática, tomando por base a teoria da Epistemologia Genética. No âmbito dos diferentes recursos didáticos para o ensino da Matemática, este estudo pretende relacionar os jogos a esse contexto educacional. Buscou-se uma forma de levantamento que mostrasse o que estava sendo considerado ou apresentado por meio de teses, dissertações e artigos e que pudesse dar sentido à sistematização de informações relacionadas com as reflexões que se almeja realizar neste estudo. Para efetuar essa busca, utilizou-se a Base de Dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Em linhas gerais, os resultados das pesquisas evidenciaram que o ambiente de jogo auxilia de forma significativa o ensino de Matemática, nos mais diferentes tipos de intervenção e contextos. Em geral, entendem o jogo como uma ferramenta que concebe um ambiente desafiador e proporciona a resolução de situações-problema de maneira lúdica, de forma a conduzir o aluno a discutir, argumentar e tomar decisão durante o decorrer da tarefa e do processo de aprendizagem aprimorando seus conhecimentos.
Palavras-chave: Educação Matemática. Epistemologia Genética. Jogos de Regras. Ensino da Matemática.
Abstract
The present article has a qualitative approach and consists of a bibliographical study, and aimed to carry out a systematic review of studies that related the use of rule games in mathematics education based on the theory of Genetic Epistemology. Within the scope of different didactic resources for teaching Mathematics, this article intends to relate games to this educational context. We sought a form of survey that would show us what was being considered or presented through theses, dissertations and articles and that could give meaning to the systematization of information related to the reflections that we wanted to carry out in this study. To carry out this search, we chose the Database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). In general, terms, the research results showed that the game environment significantly helps the teaching of Mathematics, in the most different types of intervention and contexts. In general, they understand the game as a tool that creates a challenging environment and provides the resolution of problem situations in a playful way, in order to lead the student to discuss, argue and make decisions during the course of the task and the learning process, improving their knowledge.
Keywords: Mathematics Education. Genetic Epistemology. Rule Games. Mathematics Teaching.