Conhecimentos Evidenciados Por Docentes em uma Formação Para o Ensino de Estatística
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n1p14-21Resumo
Neste artigo, apresentam-se conhecimentos evidenciados por docentes em uma formação interdisciplinar para o ensino de Estatística proposta por pesquisadores de três instituições de ensino superior de diferentes regiões do Brasil - a saber, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Anhanguera de São Paulo e Universidade Federal do Rio Grande - por meio do projeto Desenvolvimento do letramento estatístico para a promoção da formação científica e tecnológica de estudantes da educação básica. A partir de um dos encontros do núcleo Sergipe, realizou-se uma análise tendo como referencial teórico a base de conhecimento para o ensino de Shulman (1987) e o letramento estatístico a partir de Wallman (1993) e Gal (2002). O Conhecimento do Conteúdo Específico, o Conhecimento dos Alunos e suas Características, o Conhecimento do Contexto e o Conhecimento dos Fins, Propósitos e Valores da Educação e sua Base Histórica e Filosófica foram evidenciados ao longo das discussões propostas. No que diz respeito ao letramento estatístico, percebe-se potencialidades e dificuldades quanto ao conhecimento estatístico dos participantes, tendo presente a postura crítica como um elemento de destaque nas discussões. Além disso, constata-se que a Estatística, a partir de uma formação interdisciplinar, favorece um amplo diálogo com colegas de outras áreas e disciplinas bem como pode proporcionar temas relevantes para o trabalho pedagógico colaborativo.
Palavras-chave: Conhecimento. Formação de Professores. Ensino de Estatística.
Abstract
In this article, we present knowledge evidenced by teachers in an interdisciplinary training for teaching Statistics proposed by researchers from three higher education institutions from different regions of Brazil - namely, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Anhanguera de São Paulo and Universidade Federal do Rio Grande - through the project Development of statistical literacy to promote the scientific and technological training of basic education students. From one of the meetings at the Sergipe nucleus, we carried out an analysis using as a theoretical reference the knowledge base for teaching by Shulman (1987) and the statistical text from Wallman (1993) and Gal (2002). Knowledge of the Specific Content, Knowledge of Students and their Characteristics, Knowledge of the Context and Knowledge of the Aims, Purposes and Values of Education and its Historical and Philosophical Base were evidenced throughout the proposals presented. With regard to statistical literacy, we noticed potentialities and difficulties regarding the statistical knowledge of the participants, having presented a critical stance as a prominent element in the discussions. Furthermore, it appears that Statistics, based on interdisciplinary training, favors broad dialogue with colleagues from other areas and disciplines and can provide relevant themes for collaborative pedagogical work.
Keywords: Knowledge. Teacher Education. Teaching Statistics