O Software Geogebra na Formação do Professor que Ensina Matemática com o Aporte Teórico da Metodologia Sequência Fedathi
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n3p374-382Resumo
Os alunos frequentemente enfrentam desafios significativos no aprendizado da matemática, refletidos em baixo desempenho escolar, conforme evidenciado por avaliações externas como o SPAECE e o SAEB, destacando a complexidade do ensino dessa disciplina. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo refletir a importância do software GeoGebra para a formação de professores que ensinam matemática, a partir dos pressupostos teóricos da metodologia de ensino Sequência Fedathi. Como questão norteadora, buscou identificar quais as contribuições do software GeoGebra para a formação de professores que ensina matemática nos Anos Inicias do Ensino Fundamental a partir dos pressupostos da Sequência Fedathi? Tratou-se de uma pesquisa exploratória do tipo participante e pesquisa-ação, que consistiu na aplicação de uma Sessão Didática em uma turma de Pedagogia, na disciplina “Ensino de Matemática”, na Universidade Federal do Ceará. A coleta de dados aconteceu através de observação durante a realização das atividades nos encontros em forma de oficinas pedagógicas e através de uma questão subjetiva aplicada em sala de aula. Os resultados alcançados foram satisfatórios, observando grande entusiasmo e otimistas durante a realização das atividades por parte dos participantes, engajando-os nas atividades propostas. Por fim, a pesquisa alcançou o objetivo proposto, comprovando a importância do GeoGebra e da Realidade Aumentada para o ensino de Matemática e para a formação de professores mediado pela metodologia SF.
Palavras-chave: Ensino de Matemática. Formação de Professores. GeoGebra. Realidade Aumentada. Sequência Fedathi.
Abstract
Mathematics is a discipline in which students have many learning difficulties and low school performance, a fact that is proven by carrying out external evaluations, in which we can mention: the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará (SPAECE) and the Basic Education Evaluation System (SAEB). In this context, the present study has the general objective of reflecting on the importance of the GeoGebra software for the training of teachers who teach mathematics, based on the theoretical assumptions of the Fedathi Sequence (SF) teaching methodology. As a guiding question, it sought to identify what are the contributions of the GeoGebra software to the training of teachers who teach mathematics in the early years of elementary school based on the theoretical assumptions of the Fedathi Sequence methodology? The methodology was exploratory research of the participant and action research type, which consisted of the application of a Didactic Session (SD) in a Pedagogy class, in the discipline "Teaching Mathematics", which had the Federal University as its locus. do Ceará (UFC). Data collection took place through observation during the activities carried out in meetings in the form of pedagogical workshops and through a subjective question applied in the classroom. The results achieved were satisfactory, observing great enthusiasm and optimism during the activities carried out by the participants, engaging them in the proposed activities. Finally, the research achieved the proposed objective, proving the importance of GeoGebra and AR for teaching Mathematics and for teacher training mediated by the SF methodology.
Keywords: Mathematics Teaching. Teacher Training. GeoGebra. Augmented Reality. Fedathi Sequence.