O Software Geogebra na Formação do Professor que Ensina Matemática com o Aporte Teórico da Metodologia Sequência Fedathi

Autores

  • Fredson Rodrigues Soares Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino. CE, Brasil.
  • José Rogério Santana Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional. CE, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8327-5864
  • Maria José Costa dos Santos Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação. CE, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9623-5549

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n3p374-382

Resumo

Os alunos frequentemente enfrentam desafios significativos no aprendizado da matemática, refletidos em baixo desempenho escolar, conforme evidenciado por avaliações externas como o SPAECE e o SAEB, destacando a complexidade do ensino dessa disciplina. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo refletir a importância do software GeoGebra para a formação de professores que ensinam matemática, a partir dos pressupostos teóricos da metodologia de ensino Sequência Fedathi. Como questão norteadora, buscou identificar quais as contribuições do software GeoGebra para a formação de professores que ensina matemática nos Anos Inicias do Ensino Fundamental a partir dos pressupostos da Sequência Fedathi? Tratou-se de uma pesquisa exploratória do tipo participante e pesquisa-ação, que consistiu na aplicação de uma Sessão Didática em uma turma de Pedagogia, na disciplina “Ensino de Matemática”, na Universidade Federal do Ceará. A coleta de dados aconteceu através de observação durante a realização das atividades nos encontros em forma de oficinas pedagógicas e através de uma questão subjetiva aplicada em sala de aula. Os resultados alcançados foram satisfatórios, observando grande entusiasmo e otimistas durante a realização das atividades por parte dos participantes, engajando-os nas atividades propostas. Por fim, a pesquisa alcançou o objetivo proposto, comprovando a importância do GeoGebra e da Realidade Aumentada para o ensino de Matemática e para a formação de professores mediado pela metodologia SF.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Formação de Professores. GeoGebra. Realidade Aumentada. Sequência Fedathi.

Abstract
Mathematics is a discipline in which students have many learning difficulties and low school performance, a fact that is proven by carrying out external evaluations, in which we can mention: the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará (SPAECE) and the Basic Education Evaluation System (SAEB). In this context, the present study has the general objective of reflecting on the importance of the GeoGebra software for the training of teachers who teach mathematics, based on the theoretical assumptions of the Fedathi Sequence (SF) teaching methodology. As a guiding question, it sought to identify what are the contributions of the GeoGebra software to the training of teachers who teach mathematics in the early years of elementary school based on the theoretical assumptions of the Fedathi Sequence methodology? The methodology was exploratory research of the participant and action research type, which consisted of the application of a Didactic Session (SD) in a Pedagogy class, in the discipline "Teaching Mathematics", which had the Federal University as its locus. do Ceará (UFC). Data collection took place through observation during the activities carried out in meetings in the form of pedagogical workshops and through a subjective question applied in the classroom. The results achieved were satisfactory, observing great enthusiasm and optimism during the activities carried out by the participants, engaging them in the proposed activities. Finally, the research achieved the proposed objective, proving the importance of GeoGebra and AR for teaching Mathematics and for teacher training mediated by the SF methodology.

Keywords: Mathematics Teaching. Teacher Training. GeoGebra. Augmented Reality. Fedathi Sequence.

Biografia do Autor

José Rogério Santana, Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional. CE, Brasil.

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com formação em Educação Matemática. Mestre e Doutor em Educação com área de pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de Pesquisa História da Educação. É Professor Associado da Universidade Federal do Ceará na Faculdade de Educação (FACED/UFC) trabalhando com Tecnologias Digitais na Educação, bem como, com Práticas Culturais Digitais. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional e Educação a Distância, Atua nos nos seguintes temas: Computação Single Board na Educação, robótica educacional, informática educativa, educação a distância, educação matemática, geometria dinâmica e formação de professores, formação docente por videoaulas e metodologias educacionais. Também desenvolve trabalhos sobre a relação Imagem e Memória na perspectiva da Pedagogia das Imagens Culturais e da História e Memória. Participa do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da UFC (FACED/UFC), bem como, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC) e também atua no Mestrado Profissional em Tecnologias Digitais da UFC Virtual. Atualmente é supervisor de Pós-doutorado na FACED/UFC e desenvolve trabalhos de Coordenação do LABPAM/CD Maker - FACED/UFC (Laboratório de Pesquisas e Avaliações Métricas/Cultura Digital Maker da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará).

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação. CE, Brasil.

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará(PPGE/UFC)(nota 4). Licenciada em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul(UNICSUL). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN(nota 5). Pós-Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(ProPed/UERJ)(nota 7). Professora Associada de matemática no Curso de Pedagogia(FACED/UFC). Coordenadora do Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática - (ENCIMA/UFC). Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID/UFC). Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Sistema de Informação pela Universidade Gama Filho(UGF), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cruzeiro do Sul(UNICSUL). Pesquisadora e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Educação - (PPGE/UFC) e no Mestrado profissional em ensino de Ciências e Matemática(ENCIMA/UFC). Tem projetos de pesquisa com bolsistas PIBIC, PIBICEM e PIBITI, financiados pelo CNPq, Funcap e UFC. Os projetos de pesquisa têm foco na Inovação, Moonshots, Cyberdidática, Disrupção na educação, Tecnologias educacionais, Práticas pedagógicas, avaliação, currículo e saberes docentes de professores que ensinam matemática. Desenvolve pesquisa em redes intelectivas entre o Brasil e outros países, em especial, Moçambique. Participa do grupo de pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdade e Educação Matemática(ProPed/UERJ/CNPq). Participa do laboratório de Pesquisas Multimeios(MM). Foi Coordenadora da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico(COIDEA/EIDEIA/UFC), e do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP/COIDEA/UFC) de 2019-2023. Coordenadora da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino(LECE). É líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem(G-TERCOA/UFC/CNPq). 

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Publicado

2024-02-26

Como Citar

Soares, F. R., Santana, J. R., & Santos, M. J. C. dos. (2024). O Software Geogebra na Formação do Professor que Ensina Matemática com o Aporte Teórico da Metodologia Sequência Fedathi. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 16(3), 374–382. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n3p374-382

Edição

Seção

Artigos