Reflections for an Afrocentric Education: Mathematics Teaching and Teacher Training

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n1p31-39

Resumo

This text reflects on the challenges and possibilities of approaching mathematical knowledge from the perspective of the africanities and Afrocentric education studies. We chose to present and discuss two studies developed within the scope of the research project “Afrocentric and decolonial perspectives in mathematics teaching and learning: investigations of the epistemologies of knowledge in teacher education” linked to a postgraduate program at a higher public institution in the rural region of Pernambuco. In this sense, we include in this section a research that discusses the mapping of scientific productions aimed at anti-racist teaching practices in mathematics classes in the annals of the National Meeting of Mathematics Education and a study with teachers and future teachers who teach mathematics through training workshops with focus on the African mathematical legacy and on the approach of law 10.639, which talks about the mandatory Education of Ethnic-racial Relations, including in the mathematics classroom. With the results of these studies and the respective discussion, we point to the need to expand research and training actions with teachers, promoting reflections for the hegemonic and Eurocentric deconstruction of mathematics and its teaching. The teaching and learning of mathematics from an Afrocentric perspective certainly enables processes that are adequate to our Brazilian reality, with repercussions on the constitution of democratic spaces and more aware citizens in relation to issues of black identity and racism.

Keywords: Afrocentric Education. Afrocentricity. Mathematics Education. Teacher Education.

Resumo
Este texto reflete sobre os desafios e possibilidades de abordagem do conhecimento matemático sob a perspectiva das africanidades e dos estudos da educação afrocêntrica. Optamos por apresentar e discutir dois estudos desenvolvidos no âmbito do projeto de pesquisa “Perspectivas afrocentradas e decoloniais no ensino e aprendizagem da matemática: investigações desde as epistemologias dos saberes à formação de professores” vinculado a um programa de pós-graduação de uma instituição pública superior no agreste pernambucano. Neste sentido, incluímos neste apartado uma pesquisa que versa sobre o mapeamento das produções científicas voltadas às práticas didáticas antirracistas em aulas de matemática nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática e um estudo com professores em exercício e futuros professores que ensinam matemática por meio de oficinas formativas com foco no legado matemático africano e na abordagem da lei 10.639, que versa sobre a obrigatoriedade da Educação das Relações Étnico-raciais, inclusive no chão da sala de aula de matemática. Com os resultados dos referidos estudos e a respectiva discussão apontamos para a necessidade de ampliar pesquisas e ações formativas com professores, instigando reflexões para a desconstrução hegemônica e eurocêntrica da matemática e seu ensino. O ensino e a aprendizagem de matemática numa perspectiva afrocêntrica certamente possibilitam processos adequados à nossa realidade brasileira, repercutindo na constituição de espaços democráticos e de cidadãos mais conscientes em relação às questões da identidade negra e do racismo.

Palavras-chave: Educação Afrocentrada. Afrocentricidade. Educação Matemática. Formação de Professores.

Biografia do Autor

Edson Carlos Sobral de Sousa, Universidade Federal de Pernambuco. PE, Brasil.

Graduado em Matemática-Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/ CAA). Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC/ CE/ UFPE) e professor nos anos finais do ensino fundamental. Participa do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos (GPENAPE/ CNPq) e do Grupo de Estudos em Recursos para a Educação (GERE/ CNPq). Tem interesse pelas pesquisa envolvendo Educação Matemática, Educação Matemática Crítica, Educação do Campo, Etnomatemática, relação entre matemática e sociedade e Formação de Professores.

Kaio Vinicius Silva, Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. PE, Brasil.

Pós-graduando em Metodologias no Ensino da Matemática pelo Centro Universitário Internacional ? UNINTER, Polo Caruaru. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (2020), Campus Acadêmico do Agreste. Adquiriu experiência na área de Educação Matemática, lecionando nos anos finais do Ensino Fundamental nas redes particular e pública de Ensino do Município de Riacho das Almas-PE. Adquiriu também experiência atuando na educação profissionalizante em cursos profissionalizantes de escolas particulares credenciadas pelo MEC (2018).  Atualmente é professor efetivo do quadro da Secretaria de Educação e Esportes do estado de Pernambuco.

José Ivanildo Felisberto de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco. PE, Brasil.

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Docente na Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - CAA/UFPE e na Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC-UFPE. Doutor em Educação Matemática - UNIBAN-SP. Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Frassinete do Recife - FAFIRE. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Atuou como Técnico Educacional da Secretaria de Educação de Pernambuco e como Professor Substituto do Centro de Educação da UFPE. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Educação Estatística e Probabilística e Formação de Professores que ensinam Matemática. Probabilidade e Ensino de Probabilidade. Interesse nas discussões sobre decolonialidade e pensamento afrodiaspórico na formação de professores de Matemática.

Downloads

Publicado

2024-06-26

Como Citar

Sousa, E. C. S. de, Silva, K. V., & Carvalho, J. I. F. de. (2024). Reflections for an Afrocentric Education: Mathematics Teaching and Teacher Training. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 17(1), 31–39. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n1p31-39

Edição

Seção

Artigos