Afetividade e Aprendizagem em Matemática: Implicações no Âmbito da Educação Matemática

Autores

  • Andre Gustavo Oliveira da Silva Universidade Estadual do Paraná, Colegiado de Matemática. PR, Brasil.
  • Milena Luvison Castilho Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática. PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9174-4627

Resumo

Neste artigo, investigamos a importância da afetividade e discutimos nossas percepções acerca de sua indissociabilidade e relevância ao processo de ensino e aprendizagem do conteúdo matemático. Apresentamos uma breve interpretação da teoria de Chacón (2003) que defende a influência de aspectos afetivos na aprendizagem. Para isso, submetemos alguns dados remanescentes da pesquisa de doutoramento e dialogamos à luz desse referencial teórico. Defendemos que a abordagem do conteúdo matemático por meio das tendências metodológicas em Educação Matemática favorecem a abertura de um canal no qual se pode dar atenção à aspectos afetivos que inexoravelmente emergem durante o processo com ganhos que transcendem o conhecimento matemático, oportunizando aos estudantes serem mais reflexivos, a compartilharem suas limitações, suas inseguranças e a tomarem consciência de qual é o seu conhecimento matemático podendo influenciar positivamente suas concepções e contribuir com a formação cidadã.

Palavras-chave: Afetividade e Cognição. Crenças Matemáticas. Matemática Emocional.

Abstract

In this article, we investigate the importance of affectivity and discuss our perceptions about its inseparability and relevance to the process of teaching and learning mathematical content. We present a brief interpretation of Chacón's theory (2003) which defends the influence of affective aspects in learning. Whith this aim, we submit some remaining data from the doctoral research and discuss it in light of this theoretical framework. We argue that approaching mathematical content through methodological trends in Mathematics Education favors the opening of a channel in which attention can be given to affective aspects that inexorably emerge during the process with gains that transcend mathematical knowledge, providing students with the opportunity to be more reflective, to share their limitations and insecurities, and to become aware of their mathematical knowledge, which can positively influence their conceptions and contribute to citizenship development.

Keywords: Affectivity and Cognition. Mathematical Beliefs. Emotional Mathematics

Publicado

2025-01-15

Como Citar

Silva, A. G. O. da, & Castilho, M. L. (2025). Afetividade e Aprendizagem em Matemática: Implicações no Âmbito da Educação Matemática. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 17(3). Recuperado de https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/11883

Edição

Seção

Artigos