Evasão Discente nas Licenciaturas em Matemática: Culpa, Mérito e Individualismo como Atravessadores do Fenômeno da Evasão nas Licenciaturas
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n3p383-389Resumo
O presente trabalho apresenta um ensaio teórico sobre o tema da evasão discente nas universidades e, de forma particular, o abandono nas licenciaturas em matemática. Um dos objetivos é discutir quais discursos e concepções operam no interior de textos e investigações sobre os alunos que abandonam o sistema universitário. Apesar de a literatura apresentar fatores internos e externos à universidade que influenciam na decisão pela evasão, não é dada ênfase suficiente para a responsabilização e comprometimento das instituições universitárias. Assim, parece ser útil compreender os discursos sobre evasão no contexto de uma cultura geral de culpabilização que atravessa a sociedade. Os cursos de licenciatura em matemática possuem um agravante por se localizarem na intersecção da opressão operada dentro da área (ditas) de exatas com a desvalorização docente. Nesse ensaio teórico, propomos olhar o problema da evasão pela lente da não culpabilização, pois, dessa forma, há a potência de revelar processos de opressões que permeiam a cultura dos espaços universitários (sobretudo da área de exatas) e, assim, sugerimos pistas para o enfrentamento do problema. Levantamos a hipótese de que ações pontuais, embora necessárias, não são suficientes para solucionar ou minimizar o problema. É necessário pensar em outras universidades, a partir de outras epistemologias, cujos princípios sejam pensados no coletivo e para o acolhimento e a diferença.
Palavras-chave: Evasão. Licenciaturas em matemática. Ensino Superior.
Abstract
This paper presents a theoretical essay on the issue of student dropout in universities and, in particular, dropout in mathematics degrees. One of the aims is to discuss which discourses and conceptions operate within texts and research on students who drop out of the university system. Although the literature presents factors both internal and external to the university that influence the decision to drop out, not enough emphasis is placed on the responsibility and commitment of university institutions. It therefore seems useful to understand the discourse on dropout in the context of the general culture of blame that pervades society. Mathematics degree courses are aggravated by the fact that they are located at the intersection of oppression within the (so-called) exact area and teacher devaluation. In this theoretical essay, we propose looking at the problem of evasion through the lens of non-blaming, because this way, there is the power to reveal processes of oppression that permeate the culture of university spaces (especially in the area of exact sciences) and thus propose clues for tackling the problem. We hypothesize that specific actions, although necessary, are not enough to solve or minimize the problem. It is necessary to think of other universities, based on other epistemologies, whose principles are thought of collectively and in terms of acceptance and difference.
Keywords: Dropouts. Mathematics teacher education. Highereducation.