Registros de Representação Semiótica: uma Análise da Abordagem de Limites em Livros Didáticos

Autores

Resumo

Os livros didáticos desempenham um papel fundamental como instrumentos de ensino e seu uso como objeto de pesquisa possibilita compreender dificuldades de aprendizagem, especialmente no que diz respeito ao ensino superior. Este artigo apresenta um trabalho bibliográfico, parte de uma pesquisa de doutorado, de natureza qualitativa com respaldo numérico, que se propõe a responder à questão sobre como os livros didáticos Cálculo com geometria analítica, de Louis Leithold e Um curso de cálculo de Hamilton Luiz Guidorizzi (2001), mobilizam os registros de representação semiótica, para abordar o conceito de limite. Assim, esta pesquisa tem como objetivo investigar a forma com que esses livros didáticos de Cálculo Diferencial utilizam os registros de representação semiótica para trabalhar o conceito de limite de funções de uma variável. A metodologia utilizada consistiu em identificar os tipos de representações de limites e de funções que aparecem nas obras, tanto no texto quanto nos exercícios, bem como suas transformações. Para o tratamento dos dados, foram realizadas uma codificação, uma categorização e uma construção de inventários e gráficos, utilizando a teoria dos registros de representação semiótica, de Duval, para subsidiar as análises. Como resultados, destacam-se o predomínio da linguagem algébrica nos dois livros analisados e a preferência por conversões que partem do registro algébrico para a construção de gráficos.

Palavras-chave: livros de Cálculo. Limite de Função. Representações Semióticas.

Abstract

Textbooks play a fundamental role as teaching instruments and their use as a research object makes it possible to understand learning difficulties, especially with regard to higher education. This article presents a bibliographic work, part of a doctoral research, of a qualitative nature with numerical support, which proposes to answer the question about how the textbooks Calculus with Analytical Geometry, by Louis Leithold and A Course in Calculus by Hamilton Luiz Guidorizzi, mobilize records of semiotic representation, to address the concept of limit. Thus, this research aims to investigate the way in which these Differential Calculus textbooks use semiotic representation registers to work on the concept of limit of functions of one variable. The methodology used consisted of identifying the types of representations of limits and functions that appear in the works, both in the text and in the exercises, as well as their transformations. For the treatment of the data, codification, categorization and construction of inventories and graphs were carried out, using Duval's theory of semiotic representation registers to support the analyses. As a result, the predominance of algebraic language in the two analyzed books and the preference for conversions that depart from the algebraic record for the construction of graphs stand out.

Keywords: Calculus Books. Function Limit. Semiotic Representations.

Biografia do Autor

Karly Barbosa Alvarenga, Universidade Federal de Goiás. GO, Brasil.

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Habilitação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1983), mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (1990), doutorado em Ciencias en Matemática Educativa pelo Centro de Investigacion en Ciencia Aplicada y Tecnologia Avanzada del Instituto Politécnico Nacional - MX (2006), doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013), pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa -PT (2019). Trabalha na Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino e em Aprendizagem e atua principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, modelagem, neuromatemática, pensamento avançado, materiais concretos. Está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática - UFG e ao PROFMAT - UFG. Líder do grupo GEEM- UFG. Participa do Grupo de Investigações em Educação Matemática - UnB. https://orcid.org/0000-0001-7670-8548

Geci José Pereira da Silva, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1990), mestre em Matemática pela Universidade de Brasília (1994) e doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática da UFG no Campus de Rialma-GO de 1994 a 1996, Coordenador do Mestrado em Matemática da UFG de 2003 a 2005. Diretor Financeiro da ADUFG (Associação dos Docentes da Universidade Federal de Goiás) de 2005 a 2007. Experiência em EaD como professor e Coordenador Adjunto da UAB/Capes na UFG de 2008 a 2010. Coordenador Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática da Escola Pública (OBMEP) de 2008 a 2010. Diretor do Instituto de Matemática e Estatística da UFG de 03/2010 a 01/2014. Coordenou e participou do Programa de Licenciaturas Internacionais entre a UFG e a Universidade de Coimbra/Portugal - PLI/Capes de 2010 a 2015 - UFG. Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos da UFG, área responsável pelo Planejamento, Tecnologia da Informação e Gestão de Pessoas da UFG de 06/01/2014 a 06/01/2018, período em ajudou na construção do Forgepe (Fórum de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas da Universidades Federais), sendo o Coordenador Nacional do Forgepe/Andifes no período de outubro/2016 a 06/01/2018. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Goiás, lotado no Instituto de Matemática e Estatística. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Otimização, atuando principalmente nos seguintes temas: método ponto proximal, métrica variável, gradiente projetado e otimização vetorial. Tem trabalhos em modelagem matemática em ciências ambientais e em Educação à Distância e atuou e participou de projetos de mobilidade internacional, bem como em temas referentes à Gestão de Pessoas. Atualmente é Diretor Presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás - Adufg Sindicato

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Santos, L. G. dos, Alvarenga, K. B., & Silva, G. J. P. da. (2025). Registros de Representação Semiótica: uma Análise da Abordagem de Limites em Livros Didáticos. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 18(1), 98–106. Recuperado de https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/11764

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Artigos