Confiabilidade e Validade do Design Experiment em Investigações Qualitativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n2p201-207

Resumo

As pesquisas qualitativas, mesmo amplamente utilizada ao redor do mundo, são alvos de questionamentos acerca da validade e confiabilidade dos resultados obtidos. Ao convergir para os detalhes, cabe ao pesquisador apresentar de forma clara, precisa e minuciosa aquilo que foi realizado. No campo de estudos qualitativo, em especial na Educação Matemática, o Design Experiment (DE) tem se destacado. Assim, o presente texto tem como objetivo apresentar o Design Experiment como metodologia da pesquisa qualitativa e exemplificar com uma pesquisa empreendida pelos autores. O DE é um método de pesquisa qualitativa intervencionista, o qual possibilita ao pesquisador a realização de redesigns, ou seja, mudanças no percurso metodológico enquanto a pesquisa está em desenvolvimento. A partir dos resultados da pesquisa exemplificada, foram evidenciados os redesigns realizados, apresentando os detalhes das modificações com as devidas justificativas. Em conclusão, se pode afirmar que metodologia qualitativa de DE, aplicada seguindo rigorosamente as fases que a compõem leva a resultados válidos e confiáveis.

Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa. Fidedignidade da Metodologia. Design Experiment. Educação Matemática.

Abstract
Qualitative research, despite being widely used around the world, is the subject of questions about the validity and reliability of the results obtained. When converging on the details, it is up to the researcher to present in a clear, precise, and detailed way what was done. In the field of qualitative studies, especially in Mathematics Education, the Design Experiment (DE) has stood out. Thus, the present text aims to present the Design Experiment as a qualitative research methodology undertaken by the authors. The DE is an interventionist qualitative research method, in which it allows the researcher to carry out redesigns, or research, changes in the methodological path. From your research results, carrying out, demonstrating the research details, and consistently giving your results as justifications and methodologies, will ensure that the applied reliability and the reliable methodology of your results are demonstrably reliable. presented by the researcher.

Keywords: Qualitative Research. Reliability of the Methodology. Design Experiment. Mathematics Education.

Biografia do Autor

Leonardo Martins, Faculdade Anhanguera de Linhares, ES, Brasil.

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de SP. Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação na Faculdade Vale do Cricaré. Pós Graduado pelo IFES, Especialista em Educação PROEJA. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática (R02/15) pela Faculdade Educacional da Lapa (2017) e Bacharel em Administração - Faculdades Integradas de Ensino Superior Linhares (2011). Atualmente é professor da Faculdade Anhanguera de Linhares e Professor Efetivo de Matemática SEDU/ES (Polivalente de Linhares I e Manoel Abreu). 

Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, SP, Brasil.

É licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo e graduada em Pedagoga pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bernardo do Campo, com habilitação em Administração Escolar e Orientação Educacional. É mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e doutora em Educação (Currículo) pela PUCSP. Tem Pós-doutoramento em Tecnologia Educativa pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. Atualmente é docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) e coordenadora, docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Saúde da UNIAN, É membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UNIAN/SP, tendo sido vice-coordenadora de 2015 a 2020. Avaliadora de cursos de graduação (CEESP) desde 2008.Tem experiência na área da Educação e da Educação Matemática, tendo participado de diversos projetos de formação de professores e de gestores escolares. Coordenou projeto financiado pela Capes no Programa Observatório da Educação.Tem atuado principalmente na formação de professores e na educação tecnológica.

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

Martins, L., & Costa, N. M. L. da. (2024). Confiabilidade e Validade do Design Experiment em Investigações Qualitativas. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 17(2), 201–207. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n2p201-207

Edição

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Artigos