IMPLICAÇÕES E APLICAÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ENSINO DO CÁLCULO

Autores

  • Francisco Regis Vieira Alves
  • Hermínio Borges Neto
  • Marlene Alves Dias

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2012v5n1p%25p

Resumo

Nosso objetivo neste artigo é discutir as possibilidades de aplicações e as implicações do uso da Teoria das Representações Semióticas no contexto do ensino do Cálculo a Várias Variáveis - CVV. Para tanto, destacamos alguns resultados obtidos na investigação de Alves (2011) e, com base nos trabalhos de Duval (1995, 2011), indicamos dificuldades, descrevemos aplicações no ensino predominantemente do CVV. Salientamos também a exploração didática dos instrumentos tecnológicos no ensino desta matéria, que pode proporcionar a exploração de elementos de natureza cognitiva, como, por exemplo, a habilidade de visualização e a identificação de padrões no contexto da resolução de problemas.

Downloads

Publicado

2015-06-18

Como Citar

Alves, F. R. V., Borges Neto, H., & Dias, M. A. (2015). IMPLICAÇÕES E APLICAÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ENSINO DO CÁLCULO. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 5(1). https://doi.org/10.17921/2176-5634.2012v5n1p%p

Edição

Seção

Artigos