Superação de Obstáculos nas Operações Básicas: Valorização do Desenvolvimento Individual dos Estudantes com Vistas a Aprendizagem Significativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n2p188-194

Resumo

O presente artigo é recorte de uma pesquisa de doutorado implementada com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental que contemplou diferentes tendências metodológicas da Educação Matemática em busca de indícios de aprendizagem significativa. Neste artigo o objetivo é tematizar os encaminhamentos adotados no levantamento dos conhecimentos subsunçores dos estudantes. E, elucidar a adoção de organizadores prévios como potencializadores para a aprendizagem significativa das operações básicas. Sendo assim, tem como problemática as seguintes questões norteadoras: Quais conhecimentos subsunçores apresentam os sujeitos da pesquisa? De que maneira a adoção de organizadores prévios, podem conduzir a aprendizagem de operações básicas com potencial de significação? Com vistas a responder às problemáticas e atender ao objetivo foi desenvolvido uma pesquisa qualitativa interpretativa, de natureza aplicada de campo. Por meio da qual, constatou-se que os estudantes possuíam alguns conhecimentos prévios sobre as operações de adição e subtração. No entanto, com relação às operações de multiplicação e divisão apresentavam dificuldades, essas relacionadas à incompreensão da tabuada e aos métodos de realização das operações de divisão. Já com relação aos organizadores prévios, verificou-se que eles contribuem para que os estudantes internalizem e maximizem os conhecimentos das operações básicas, pois passam a ter um referente concreto como base para novas aprendizagens.

Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem. Educação Matemática. Materiais Potencialmente Significativos. Material Dourado. Pesquisa Aplicada.

Abstract
This article is part of a doctoral research carried out with students in the 6th year of Elementary School, which included different methodological trends in Mathematics Education in search of evidence of meaningful learning. In this article, the objective is to address the procedures adopted in the survey of students' subsuming knowledge. Moreover, it explains the adoption of previous organizers as enhancers for the meaningful learning of basic operations. Therefore, the problem follows the guiding questions: What subsuming knowledge do the research subjects have? How can the adoption of previous organizers lead to the learning of basic operations with the potential for meaning? To respond to the problems and meet the objective, we carried out qualitative interpretative research with a field-applied nature, through which it was found that the students had some prior knowledge about addition and subtraction operations. However, regarding the multiplication and division operations, they had difficulties related to the lack of understanding of the multiplication table and the methods of carrying out the division operations. We found that previous organisers contribute to students internalizing and maximizing knowledge of basic operations, as they now have a concrete reference as a basis for new learning.

Keywords: Teaching and Learning. Mathematics Education. Potentially Significant Materials. Golden Beads. Applied Research.

Biografia do Autor

Samuel Francisco Huf, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia. PR, Brasil.

Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal da Paraná. Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática PPGEN / UNICENTRO (2016). Graduado em Licenciatura Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2011). Faz parte do corpo editorial da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Modelagem Matemática e Aprendizagem Significativa.

Viviane Barbosa de Souza Huf , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia. PR, Brasil.

Doutoranda e Mestra em Ensino de Ciência e Tecnologia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2020), graduada em Matemática Licenciatura pela Faculdade Guairacá (2011), Música Licenciatura pelo Centro Universitário Claretiano (2017) e Pedagogia pela Uninter (2019). Especialista em Educação Inclusiva, Especial e Política de Inclusão (2013), Ensino da Matemática (2014) e Educação do Campo (2014). Professora de Matemática pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED) desde 2011 e atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Aprendizagem Significativa, Resolução de Problemas e Formação Inicial de Professores Pedagogos.

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia. PR, Brasil.

Possui Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é professora titular do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando nas seguintes áreas: 1) Álgebra Linear, Geometria Analítica, no curso de Engenharia de Produção 2) Fundamentos de Matemática no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas; 3)Ensino de Matemática e Educação Científica e Tecnológica, junto ao Programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia do qual foi coordenadora de 2007-2009. Fez parte do corpo editorial da RBECT (Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia) da UTFPR de 2008-2023, bem como da comissão organizadora do evento SINECT. Tem contribuído com pareceres de artigo para as revistas Vidya, Ciência & Cognição, Alexandria, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e Investigações em Ensino de Ciências, bem como para eventos como ENPEC e ENEM.

Dionísio Burak, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. PR, Brasil.

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1973), mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Atualmente é rt-20 da Universidade Estadual de Ponta Grossa no Programa de Pós - Graduação em Educação e rt 20 do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Matemática. Professor titular aposentado do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste em (2013). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática na educação matemática, ensino e aprendizagem e ensino de matemática. Pós-Doutorado (2010) - Universidade Federal do Pará- orientadora Profa Drª Rosália Maria Ribeiro de Aragão. 

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

Huf, S. F., Huf , V. B. de S., Pinheiro, N. A. M., & Burak, D. (2024). Superação de Obstáculos nas Operações Básicas: Valorização do Desenvolvimento Individual dos Estudantes com Vistas a Aprendizagem Significativa . Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 17(2), 188–194. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n2p188-194

Edição

Seção

Artigos