Superação de Obstáculos nas Operações Básicas: Valorização do Desenvolvimento Individual dos Estudantes com Vistas a Aprendizagem Significativa
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n2p188-194Resumo
O presente artigo é recorte de uma pesquisa de doutorado implementada com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental que contemplou diferentes tendências metodológicas da Educação Matemática em busca de indícios de aprendizagem significativa. Neste artigo o objetivo é tematizar os encaminhamentos adotados no levantamento dos conhecimentos subsunçores dos estudantes. E, elucidar a adoção de organizadores prévios como potencializadores para a aprendizagem significativa das operações básicas. Sendo assim, tem como problemática as seguintes questões norteadoras: Quais conhecimentos subsunçores apresentam os sujeitos da pesquisa? De que maneira a adoção de organizadores prévios, podem conduzir a aprendizagem de operações básicas com potencial de significação? Com vistas a responder às problemáticas e atender ao objetivo foi desenvolvido uma pesquisa qualitativa interpretativa, de natureza aplicada de campo. Por meio da qual, constatou-se que os estudantes possuíam alguns conhecimentos prévios sobre as operações de adição e subtração. No entanto, com relação às operações de multiplicação e divisão apresentavam dificuldades, essas relacionadas à incompreensão da tabuada e aos métodos de realização das operações de divisão. Já com relação aos organizadores prévios, verificou-se que eles contribuem para que os estudantes internalizem e maximizem os conhecimentos das operações básicas, pois passam a ter um referente concreto como base para novas aprendizagens.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem. Educação Matemática. Materiais Potencialmente Significativos. Material Dourado. Pesquisa Aplicada.
Abstract
This article is part of a doctoral research carried out with students in the 6th year of Elementary School, which included different methodological trends in Mathematics Education in search of evidence of meaningful learning. In this article, the objective is to address the procedures adopted in the survey of students' subsuming knowledge. Moreover, it explains the adoption of previous organizers as enhancers for the meaningful learning of basic operations. Therefore, the problem follows the guiding questions: What subsuming knowledge do the research subjects have? How can the adoption of previous organizers lead to the learning of basic operations with the potential for meaning? To respond to the problems and meet the objective, we carried out qualitative interpretative research with a field-applied nature, through which it was found that the students had some prior knowledge about addition and subtraction operations. However, regarding the multiplication and division operations, they had difficulties related to the lack of understanding of the multiplication table and the methods of carrying out the division operations. We found that previous organisers contribute to students internalizing and maximizing knowledge of basic operations, as they now have a concrete reference as a basis for new learning.
Keywords: Teaching and Learning. Mathematics Education. Potentially Significant Materials. Golden Beads. Applied Research.