Reflexões Sobre a Formação Contínua de Professores que Ensinam Matemática na Infância

Autores

  • Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais Universidade Estadual de Maringá. PR, Brasil.
  • Jhenifer Licero Schuete Silva Universidade Estadual de Maringá. PR, Brasil.
  • Maria Luiza Evangelista Gil Universidade Estadual de Maringá. PR, Brasil.
  • Edilson de Araújo dos Santos Universidade Estadual de Maringá. PR, Brasil.
  • Silvia Pereira Gonzaga de Moraes Universidade Estadual de Maringá. PR, Brasil. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. BA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n3p390-398

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do projeto de extensão intitulado “Formação contínua de professores que ensinam matemática na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental”. Uma das ações desse projeto é a participação dos envolvidos na Oficina Pedagógica de Matemática (OPM), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os integrantes da OPM/UEM são alunos da graduação (em especial do curso de Pedagogia), pós-graduação, professores da educação básica e do ensino superior, tendo como objeto de estudo a significação da atividade pedagógica mediante ações coletivas dos seus participantes. Essas ações estão fundamentadas nos estudos da Teoria Histórico-Cultural (THC) e da Atividade Orientadora de Ensino (AOE). Para essa investigação, realizamos uma pesquisa de campo com os participantes da OPM, por meio de um questionário disponibilizado no Google Forms, buscando apreender as contribuições do processo formativo na atividade pedagógica dos sujeitos. Como resultados, constatamos que os estudos coletivos proporcionados pela OPM/UEM contribuem para que o professor repense sua prática pedagógica e forme seu pensamento teórico. Além disso, identificamos que ocorreram mudanças na relação entre os docentes com a matemática, com isso possibilita ressignificar o seu trabalho em sala de aula. Esperamos que essa pesquisa reafirme a necessidade da formação contínua de professor que tenha como objeto sua atividade pedagógica.

Palavras-chave: Formação Contínua de Professores. Atividade Pedagógica. Oficina Pedagógica de Matemática. Extensão Universitária. Coletivo.

Abstract
This work aims to analyze the contributions of the extension project entitled “Continuous training of teachers who teach mathematics in early childhood education and in the early years of elementary school”. One of the actions of this project is the participation of those involved in the Pedagogical Mathematics Workshop (OPM), at the State University of Maringá (UEM). The members of OPM/UEM are undergraduate students (especially the Pedagogy course), postgraduate students, basic education and higher education teachers, with the object of study being the significance of pedagogical activity through collective actions by its participants. These actions are based on studies of Historical-Cultural Theory (THC) and Teaching Orientation Activity (AOE). For this investigation, we carried out field research with OPM participants, using a questionnaire available on Google Forms, seeking to understand the contributions of the training process in the subjects' pedagogical activity. As a result, we found that the collective studies provided by OPM/UEM contribute to teachers rethinking their pedagogical practice and forming their theoretical thinking. Furthermore, we identified that changes have occurred in the relationship between teachers and mathematics, which makes it possible to give new meaning to their work in the classroom. We hope that this research reaffirms the need for continuous teacher training that focuses on pedagogical activity.

Keywords: Continuing Teacher Education. Pedagogical Activity. Mathematics Pedagogical Workshop. University Extension. Collective.

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Publicado

2024-02-26

Como Citar

Arrais, L. F. L., Silva, J. L. S., Gil, M. L. E., Santos, E. de A. dos, & Moraes, S. P. G. de. (2024). Reflexões Sobre a Formação Contínua de Professores que Ensinam Matemática na Infância. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 16(3), 390–398. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n3p390-398

Edição

Seção

Artigos