A Educação Financeira em Institutos Federais do Maranhão: um Olhar nos PPCs

Autores

  • Reullyanne Freitas de Aguiar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática. PA, Brasil.
  • Raimundo Luna Neres Universidade CEUMA. MA, Brasil. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. PA, Brasil.
  • Francisco Alexandre de Lima Sales Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática. PA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n3p408-415

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil, em seu arcabouço, sugere que a educação financeira deve ser considerada e refletida em sala de aula. Assim como, o marco orientativo do Decreto Federal 7.397/2010, em conjunto com a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) que incentiva discussões desta temática na educação básica. Para isso acontecer efetivamente, é necessário que o professor possua apropriação de conhecimento relacionados á educação financeira e faça reflexões, destes, com seus alunos, em classe. Assim, discutiu-se neste artigo, a presença e/ou ausência de temáticas relacionadas a educação financeira nos cursos de formação inicial de professores de matemática do IFMA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com um olhar sobre os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) destes cursos, na perspectiva de se analisar como sua abordagem ocorre. Assim, verificou-se que em nenhum dos oito campis do IFMA que ofertam o curso de formação de professores de matemática contemplam explicitamente tal discussão. A pesquisa revelou que nos PPCs existe a preocupação em formar docentes atentos as temáticas transversais, em conexão com outras disciplinas, de forma interdisciplinar, incentivando seus alunos a reflexão e criticidade, ponto em que pode trazer à tona temática relacionadas à educação financeira.

Palavras-chave: Educação Financeira. Educação Básica. Formação Inicial de Professores de Matemática. Objeto de Conhecimento.

Abstract
The National Common Curricular Base (BNCC) of Brazil, in its framework, suggests that financial education should be considered and reflected in the classroom. As well as the guiding framework of Federal Decree 7,397/2010, together with the National Strategy for Financial Education (ENEF), which encourages discussions on this topic in basic education. For this to happen effectively, it is necessary and sufficient that the teacher has appropriation of this object of knowledge and makes reflections, of these, with their students, in class. Thus, this article discusses the presence and/or absence of themes related to financial education in the initial training courses for mathematics teachers at IFMA. This is a qualitative research, carried out with a look at the PPCs of these courses, with a view to analyzing how their approach occurs, whether directly or indirectly. It was found that none of the eight IFMA campuses that offer the teacher training course explicitly contemplate such a discussion. The research revealed that in the Pedagogical Projects (PPC) of the mentioned courses, there is a concern to train teachers attentive to transversal themes, in connection with other disciplines, in an interdisciplinary way, encouraging their students to reflect and be critical.

Keywords: Financial Education. Basic Education. Initial Training of Mathematics Teachers. Object of Knowledge.

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Publicado

2024-02-26

Como Citar

Aguiar, R. F. de, Neres, R. L., & Sales, F. A. de L. (2024). A Educação Financeira em Institutos Federais do Maranhão: um Olhar nos PPCs. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 16(3), 408–415. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n3p408-415

Edição

Seção

Artigos