Educação Inclusiva e seus Significados: a Percepção dos(as) Professores(as) de Matemática no Município de Porangatu (GO)
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n3p399-407Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender, pelas vozes de professores(as) de matemática dos anos finais do ensino fundamental, no município de Porangatu (GO), como a educação inclusiva é significada no exercício da docência. De forma específica, buscou-se conhecer a educação inclusiva no contexto do ensino da matemática; entender o conceito de significado a partir dos pressupostos vigotskianos e analisar como a educação inclusiva é compreendida pelos professores(as) de matemática. Metodologicamente, sustentou-se na abordagem qualitativa, na perspectiva da pesquisa de campo e do levantamento bibliográfico, de caráter exploratório e descritivo. Os pressupostos teóricos foram embasados a partir de conceitos afetos à educação inclusiva, ao ensino de matemática e ao significado a partir dos conceitos vigotskianos. Para a coleta de dados, foram utilizadas, como instrumento, as entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram que os significados para os(as) docentes são constituídos por diversas mediações, tais como a formação, a dialética inclusão–exclusão, o descompasso entre a legislação e a realidade educacional, as preocupações com a aprendizagem e o fato de que a comunidade escolar tem papel fulcral nesse processo. Concluiu-se que os(as) professores(as) vivenciam desafios para assegurar a educação, sendo necessários avanços sociais, políticos e econômicos para que a educação inclusiva seja uma realidade a todos(as) os(as) estudantes.
Palavras-chave: Significado. Educação Inclusiva. Ensino de Matemática.
Abstract
The aim of this article is to understand, through the voices of mathematics teachers in the final years of primary school in the municipality of Porangatu (GO), how inclusive education is signified in their teaching practice. Specifically, the aim was to learn about inclusive education in the context of mathematics teaching; to understand the concept of meaning based on Vygotskian assumptions and to analyze how inclusive education is understood by mathematics teachers. Methodologically, the qualitative approach underpinned this study, from the perspective of field research and a bibliographical survey, of an exploratory and descriptive nature. Concepts related to inclusive education, math teaching and meaning based on Vygotskian concepts served as the basis for the theoretical assumptions. Semi-structured interviews were used to collect data. The results showed that meanings for teachers are made up of different mediations, such as training, the dialectic of inclusion and exclusion, the mismatch between legislation and educational reality, concerns about learning, and the fact that the school community plays a central role in this process. The conclusion was that teachers face challenges in providing education and that social, political and economic progress is needed if inclusive education is to become a reality for all students.
Keywords: Meaning. Inclusive Education. Mathematics Teaching.