Educação Inclusiva e seus Significados: a Percepção dos(as) Professores(as) de Matemática no Município de Porangatu (GO)

Autores

  • Braynna Aretuza Fonseca da Silva Secretaria de Educação do Estado do Tocantins. TO, Brasil.
  • Carmem Lúcia Artioli Rolim Universidade Federal do Tocantins. TO, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4045-7964

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n3p399-407

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender, pelas vozes de professores(as) de matemática dos anos finais do ensino fundamental, no município de Porangatu (GO), como a educação inclusiva é significada no exercício da docência. De forma específica, buscou-se conhecer a educação inclusiva no contexto do ensino da matemática; entender o conceito de significado a partir dos pressupostos vigotskianos e analisar como a educação inclusiva é compreendida pelos professores(as) de matemática. Metodologicamente, sustentou-se na abordagem qualitativa, na perspectiva da pesquisa de campo e do levantamento bibliográfico, de caráter exploratório e descritivo. Os pressupostos teóricos foram embasados a partir de conceitos afetos à educação inclusiva, ao ensino de matemática e ao significado a partir dos conceitos vigotskianos. Para a coleta de dados, foram utilizadas, como instrumento, as entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram que os significados para os(as) docentes são constituídos por diversas mediações, tais como a formação, a dialética inclusão–exclusão, o descompasso entre a legislação e a realidade educacional, as preocupações com a aprendizagem e o fato de que a comunidade escolar tem papel fulcral nesse processo. Concluiu-se que os(as) professores(as) vivenciam desafios para assegurar a educação, sendo necessários avanços sociais, políticos e econômicos para que a educação inclusiva seja uma realidade a todos(as) os(as) estudantes.

Palavras-chave: Significado. Educação Inclusiva. Ensino de Matemática.

Abstract
The aim of this article is to understand, through the voices of mathematics teachers in the final years of primary school in the municipality of Porangatu (GO), how inclusive education is signified in their teaching practice. Specifically, the aim was to learn about inclusive education in the context of mathematics teaching; to understand the concept of meaning based on Vygotskian assumptions and to analyze how inclusive education is understood by mathematics teachers. Methodologically, the qualitative approach underpinned this study, from the perspective of field research and a bibliographical survey, of an exploratory and descriptive nature. Concepts related to inclusive education, math teaching and meaning based on Vygotskian concepts served as the basis for the theoretical assumptions. Semi-structured interviews were used to collect data. The results showed that meanings for teachers are made up of different mediations, such as training, the dialectic of inclusion and exclusion, the mismatch between legislation and educational reality, concerns about learning, and the fact that the school community plays a central role in this process. The conclusion was that teachers face challenges in providing education and that social, political and economic progress is needed if inclusive education is to become a reality for all students.

Keywords: Meaning. Inclusive Education. Mathematics Teaching.

Biografia do Autor

Carmem Lúcia Artioli Rolim , Universidade Federal do Tocantins. TO, Brasil.

Licenciada em Ciências e Matemática, Especialista em Informática e Sistemas de Informação pela Universidade de Sorocaba, Mestre em Educação pela Uniso e Doutora em Educação pela Unimep com estágio Pós-Doutoral em Educação pela UEPA. Trabalhou como Professora efetiva no Ensino Fundamental e Médio pelo Estado de São Paulo (1991 - 2003), docente da Universidade de Sorocaba (2002 - 2009), aprovada como Supervisora de Ensino do Estado de São Paulo (2008). Atualmente é professora associada na Universidade Federal do Tocantins, leciona e orienta no curso de pedagogia, no mestrado em educação na linha de pesquisa: currículo, formação de professores e saberes docentes e no doutorado em Educação na Amazônia (Rede Educanorte). Participa da Red Iberoamericana de Docentes IBERTIC (OEI), Editora Associada da Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE - Scielo) e associada a ANPED (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação) - GT Educação Especial. Coordena o grupo de pesquisa Formação de Professores: Fundamentos e Metodologias de Ensino (FORPROF). Pesquisa sobre a Educação Matemática, principalmente, em hospitais e escolas.

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Publicado

2024-02-26

Como Citar

Silva, B. A. F. da, & Rolim , C. L. A. (2024). Educação Inclusiva e seus Significados: a Percepção dos(as) Professores(as) de Matemática no Município de Porangatu (GO). Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 16(3), 399–407. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n3p399-407

Edição

Seção

Artigos