A Proposição de Problemas como Recurso Potencializador de um Caminhar de Exploração de Problemas: uma Experiência com a Calculadora Gráfica Desmos
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n2p231-242Resumo
Este artigo objetiva analisar em quais aspectos a Proposição de Problemas como um recurso potencializador de um caminhar de exploração de problemas, articulado ao uso da calculadora gráfica Desmos, pode impulsionar o ensino-aprendizagem de Matemática. Para fundamentar essa discussão, apresentam-se aspectos teóricos relacionados à Resolução de Problemas como metodologia de ensino, sob uma perspectiva da Exploração-Proposição-Resolução de Problemas e, em seguida, traz-se uma discussão prática sobre uma atividade de pesquisa realizada no âmbito do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação e Pós-Modernidade. A atividade desenvolvida evidencia que, na perspectiva da Exploração-Proposição-Resolução de Problemas, existe um movimento não-linear durante todo o processo, o qual não se limita à resolução de um problema, mas desperta novas reflexões, descobertas e sínteses. Durante o trabalho de exploração da atividade, fez-se uso da calculadora gráfica Desmos fazendo-se perceber o quanto esse recurso pode potencializar a Exploração-Proposição-Resolução de Problemas, ampliando suas possibilidades. Os resultados deste estudo evidenciaram a existência de um movimento complexo durante todo o processo de exploração de problemas, o qual não é sequenciado, em que se toma como ponto de partida a Proposição de Problemas ao mesmo tempo em que se mantém a Resolução do Problema junto ao trabalho de propor, resolver e explorar problemas. É possível perceber que o fim dessa discussão não demarca o fim da exploração do problema. Dessa forma, conclui-se que essa é uma característica ímpar da Exploração-Proposição-Resolução de Problemas, em que o trabalho realizado não termina ao fim de um momento de resolução e proposição de problemas.
Palavras-chave: Exploração-Proposição-Resolução de Problemas. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Aplicativo Desmos. Educação Matemática.
Abstract
This paper aims to analyze in which aspects the Problem Posing as a tool that enhances the Problem Exploration, linked to the use of the Desmos graphing calculator, can boost the Mathematics teaching-learning. To support this discussion, it’s presented theoretical aspects regarding to Problem Solving as a teaching approach, from a Problem Exploration-Posing-Solving perspective and then it’s made a practical discussion about a research activity carried out within the scope of the Study and Research Group on Education and Post Modernity. The activity that was developed shows that, from the perspective of Problem Exploration-Posing-Solving, there is a non-linear movement throughout the process, which is not only limited to solving a problem, but awakens new reflections, discoveries and syntheses. During the activity exploration work the Desmos graphing calculator was used, making it clear how much this tool can enhance Problem Exploration-Posing-Solving, expanding its possibilities. The study results has showed the existence of a complex movement throughout the problem exploration process, which is not sequenced, in which it’s take the Problem Posing as a starting point while maintaining the Problem Solving alongside the work to posing, solving and exploring problems. It is possible to see that the end of this discussion does not mark the end of the problem exploration. Therefore, it has been concluded that this is a unique characteristic of Problem Exploration-Posing-Solving, in which the work carried out does not end at the end of a Problem Posing and Solving moment
Keywords: Problem Exploration-Posing-Solving. Information and Communication Digital Technologies. Desmos App. Mathematics Education.